quinta-feira, 10 de maio de 2018

360º- João Vasconcelos, o ex-governante que é novamente arguido mas dizia que não; e o debate com o cidadão António e o primeiro-ministro Costa

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria de António Costa, foi novamente constituído arguido. Depois do caso dos bilhetes e viagens para o Euro 2016 oferecidos pela Galp, está em causa um alegado crime de fraude na obtenção de um subsídio que envolve a sua mulher. O socialista tinha sido o escolhido por Costa para presidir à Comissão Organizadora do Congresso do PS na Batalha, mas no mês passado pediu para sair por "razões pessoais". Nisso não mentiu, trata-se de uma questão pessoal. Mas mentiu ao Observador. O Luís Rosa e a Rita Tavares contam a história.

O inquérito criminal às PPP rodoviárias dos dois governos de Sócrates está prestes a ser concluído. Segundo a Sábadoa investigação lançada em 2012 manteve sob escuta três ex-governantes: os antigos ministros das Obras Públicas Mário Lino e António Mendonça e o ex-secretário de Estado Paulo Campos. Terão sido encontrados indícios de gestão danosa, fraude fiscal, corrupção, tráfico de influências e branqueamento de capitais. E haverá arguidos.

Manuela Moura Guedes quer que o Ministério Público investigue Pinto Monteiro. Em entrevista à SIC Notícias, a jornalista diz que o ex-Procurador-Geral da República "tudo fez para abafar os casos complicados de José Sócrates".

Um dia depois de Trump ter retirado os EUA do acordo com o Irão e de Israel ter sido dos poucos países a apoiar a decisão, os dois países entraram em confronto directo. Israel respondeu ao Irão com um ataque em grande escala contra quase todas as infraestruturas iranianas na Síria depois de acusar o exército iraniano de ter disparado 20 rockets de território sírio contra posições israelitas nos Montes Golã.

Outra informação relevante

No debate quinzenal, António Costa duplicou-se: respondeu como cidadão ao caso Sócrates e como primeiro-ministro às polémicas do combate aos incêndios. O PSD entrou ao ataque sobre a descolagem do PS em relação ao seu ex-líder e ex-militante, mas não obteve resposta nem do secretário-geral socialista nem do primeiro-ministro, apenas de "António Costa". Já sobre os fogos, foi o chefe do Governo que se defendeu, ainda que sem adiantar ou explicar nada sobre a demissão na Protecção Civil e o atraso na contratação de meios aéreos.

Mas anunciou uma medida 'inovadora'A Proteção Civil vai enviar enviar SMS a alertar os cidadãos em zona de risco de fogos, depois de a Protecção de Dados não ter visto riscos de confidencialidade.

O julgamento do processo Fizz aqueceu com as acareações entre Carlos Silva e Orlando Figueira e Paulo Blanco. O juiz obrigou o banqueiro a olhar para os arguidos que o acusam e ouviram-se palavras duras: uma “fábula”, um “mentiroso”, uma “agenda escondida”, "mentindo com quantos dentes tem". A Sónia Simões fez o best of.

Valentim Loureiro (lembram-se dele) foi acusado de beneficiar a mãe de dois dos seus filhos. Quando presidia a Câmara de Gondomar, arrendou à sua familiar apartamentos no Porto ao abrigo de um protocolo para acolher estudantes cabo-verdianos. A autarquia pagou renda durante 12 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa vetou o diploma da mudança de género aos 16 anosquer que o Parlamento inclua a "avaliação médica prévia”, como já se esperava.

Mas está disposto a mudar de opinião quanto ao sigilo bancáriodepois de ter vetado a medida, admite agora aprovar uma lei que ponha fim ao segredo sobre depósitos superiores a 50 mil euros. E disse-o num recado (perdão), numa nota no site da Presidência depois de o António Costa ter discutido com Catarina Martins sobre o tema no debate quinzenal. 

Pelo meio, o Presidente promulgou o decreto-lei da execução orçamental. Aquele onde está previsto o fim faseado dos cortes de 5% nos vencimentos dos membros dos gabinetes políticos.

Ainda a banca e a política a marcar as notícias, porque os deputados aprovaram o requerimento do PCP para a divulgação dos maiores devedores dos bancosNão apenas os da CGD, mas os de todos os bancos apoiados pelo Estado ou que foram alvo de medidas de resolução. Para dividir o mal pelas aldeias.

Outra má notícia para os banqueiros. Foi também aprovado o projeto do Bloco, consensualizado com o PS, que obriga os bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação os juros negativos das taxas Euribor.

Notícias preocupantes também na SaúdeHá mais de 136 mil crianças e jovens sem médico de família, entre eles quase mil recém-nascidos, escreve o Público. O Hospital de Santa Maria em Lisboa está sem capacidade para tratar doentes com cancro, denunciou o diretor de Oncologia à TSF. E um estudo diz que o fumo o tabaco fica presente até onde não se fuma.

O embaixador russo em Portugal que morreu "repentinamente" é o sétimo diplomata a morrer de forma súbita desde a eleição de Donald TrumpA sucessão de mortes por ataque cardíaco ou de forma inesperada nos últimos 18 meses tem alimentado teorias da conspiração na Rússia, noticiadas no Washington Post e na CNN




E Kim Jong-un já antecipa que a cimeira com Trump será histórica. Para dar um sinal de abertura, libertou três prisioneiros americanos que já foram recebidos pelo presidente dos EUA.

Os nossos Especiais

A medicina tradicional chinesa é uma opção segura ou um risco para a saúde? A Vera Novais ouviu especialistas sobre uma prática que a Organização Mundial de Saúde tenta regular há 40 anos e Portugal discute desde 2003. São mais os cépticos que os defensores.

A nossa opinião

  • Helena Garrido escreve sobre as lições do caso Sócrates: "A corrupção e os mais diversos condicionalismos à liberdade de imprensa e ao poder das instituições independentes é um dos nossos mais graves problemas. Muito maiores do que as leis".
  • José Manuel Fernandes também escreve sobre as últimas reações ao caso Sócrates: "Não, não era uma fatalidade ser-se enganado pelas mentiras de Sócrates. Bastava ter os olhos abertos. E não, não é verdade que o país tenha sido resgatado de vez dos maus hábitos desses anos de chumbo".
  • Paulo Tunhas escreve igualmente sobre o orgulho e a vergonha para com Sócrates: "A única forma de tornar a tal “vergonha” credível é não pretender que ela pode conviver com o “orgulho” da governação Sócrates. Até esse momento a posição oficial do PS só pode suscitar incredulidade".
  • Eu escrevo sobre as polémicas no combate aos incêndios: "327 dias depois dos fogos de Pedrógão, os erros repetem-se. E só nos resta mesmo ter fé na Natureza. Porque nos homens que nos governam já é impossível acreditar".
  • José Milhazes escreve sobre Putin: "O discurso de Putin na parada militar de 9 de Maio não deixa margem para dúvidas: pelo menos nas palavras o dirigente russo continua a rever a história a favor do nacionalismo e do anti-ocidentalismo".
  • P. Miguel Almeida escreve sobre a eutanásia: "Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico".
Notícias surpreendentes

O sketch com que Herman José satirizou David Attenborough no espetáculo de terça-feira também pode ficar na história. Porque irritou os britânicos: os fãs do naturalista não parecerem ter o famoso sentido de humor e não gostaram que os portugueses brincassem com a histórica figura da BBC.

Nas estreias de cinema desta semana o destaque vai para 'Frantz'. O filme de François Ozon passado pouco depois da I Guerra Mundial é austero, romanesco e comovente, mas nunca melodramático, segundo o Eurico de Barros, que lhe dá quatro estrelas. Mas há outras opções.

Paulo Branco vai processar o Festival de CannesEm causa está a projeção do filme “O homem que matou D. Quixote”, sobre os direitos do qual há uma disputa legal. 

Cannes onde além da tela muitas das atenções estão na passadeira vermelhaO festival arrancou esta terça-feira e o desfile de estrelas já começou a surpreender.

Que fotografia de viagem vale 10 mil dólares para a National Geographic? O concurso Travel Photographer of the Year já arrancou e o júri publicou as fotos preferidas até agora.

Já tem notícias q.b. para começar o dia e boa informação se for fã da Eurovisão e logo quiser assistir à segunda meia-final (que seguiremos obviamente em directo no Observador para lhe dar todos os pormenores). Para ler todos os nossos artigos tem de conhecer o Observador Premiumo nosso novo programa de assinaturas.

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário