quinta-feira, 10 de maio de 2018

Há 136 mil crianças e jovens sem médico de família

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Viva! Estas são as últimas notícias:
Israel diz que o Irão lançou mísseis sobre os Montes Golã. A confirmarem-se os disparos, vindos da Síria, seria a primeira vez que forças iranianas disparam directamente contra as forças israelitas que ocupam aquele território. Segundo o The GuardianIsrael retaliou logo depois. A escalada de tensão entre Israel e Irão começou logo depois de os EUA se retirarem do acordo nuclear com o Irão.
Um vereador do Rio de Janeiro é suspeito de mandar matar Mariele Franco. A testemunha que fez a denúncia do alegado crime político está já sob protecção policial, depois de ter descrito horas, horas e locais das reuniões onde tudo terá sido planeado, escreveu esta noite O Globo.
Na Malásia, uma vitória da oposição pôs fim a 60 anos de poder. Este é o caso em que podemos dizer que foi uma vitória histórica. O novo primeiro-ministro é Mahathir Mohamad e tem 92 anos.

O que marca o dia

Alguns problemas na Saúde, como o revelado pela nossa manchete: há 136 mil crianças e jovens sem médico de família atribuído, quase mil dos quais nascidos este ano; mas também o contado pela TSF, de que o Hospital de Santa Maria está sem meios para tratar doentes com cancro
Na ADSE aumenta o desafio da sustentabilidadeas despesas aumentaram oito vezes mais do que as receitas com contribuições.
O Governo tem mais uma demissão nas mãosa falta de financiamento motivou saída do director da cibersegurança, diz o DN.
Na Justiça há algumas novidadesum ex-secretário de Estado de Costa arguido pela segunda vez (por suspeita de fraude); Valentim Loureiro acusado de um crime que envolve dois apartamentos arrendados; e um julgamento que adensa um mistério sobre um banqueiro e um procurador (na Operação Fizz).
No Parlamento falou-se de Sócrates, com a direita a tentar uma colagem a Costa. E pode vir a falar-se mais, se se confirmar a notícia da Sábado de que haverá arguidos em breve sobre o casos das PPP (por indícios de gestão danosa, fraude fiscal, corrupção, trafico de influências e branqueamento de capitais).
... e lançaram-se escadas para leis importantesum crédito sobre juros negativos no crédito à habitação; e uma porta aberta a menos limitações no sigilo bancário. A propósito, vale a pena reter isto: a IGF só fez duas auditorias ao fisco sobre a zona franca em 15 anos.
Marcelo voltou a usar o vetotravou a mudança de sexo aos 16 anos e pediu um relatório médico. O PS considera "ofensivo", o CDS vê aqui um aviso sobre a eutanásia.
Sobre combate aos incêndios, a novidade é que vamos receber SMS com alertas sobre riscos. E o alerta do dia é dos caçadores: "os parques naturais são os próximos a arder". Há também uma notícia que é um aviso: o fim do prazo para câmaras limparem terrenos está parado há um mês na AR.
Na política, uma notícia da São José Almeida: Costa aposta em reconduzir Moedas em Bruxelas (e Centeno só avança num cenário longínquo). 

Ler mais devagar, sff

1. E agora, com o Irão? A decisão de Donald Trump deixou um rastilho que já pôs em risco as relações transatlânticas, com várias empresas europeias na linha de fogo das sanções anunciadas. Mas, sobretudo, deixaram o regime iraniano sob forte pressão da ala radical para abandonar o pacto. Porque tudo é imprevisível a partir daqui, Carlos Gaspar tenta antecipar as consequências da "dupla decisão" americana - sobre o Irão e sobre as negociações com a Coreia do Norte; e a Teresa de Sousa põe-se no palco europeu e pergunta: os líderes europeus ainda podem salvar o acordo com o Irão?
2. O bairro mais cool de Berlim não quer o Google como vizinho. “Google vai para casa”. Sempre que o gigante norte-americano se instala numa cidade, essa mudança vem acompanhada do agravamento dos preços das casas. O que deixa os habitantes de Kreuzberg sem dúvidas: não querem o novo campus da empresa ponha em perigo a vida do bairro tal como ela é agora. Eles vão salvar o bairro ou pô-lo num congelador?
3. Até onde pode ir a Inteligência Artificial? Escolher um trajecto de um ponto ao outro e descobrir novos caminhos (e atalhos) são tarefas comuns para o cérebro de mamíferos, seja o de um turista a visitar uma cidade, o de uma pessoa à procura do interruptor numa sala às escuras, ou o de um roedor em busca da próxima refeição. Mas é um processo cujos detalhes ainda não são inteiramente conhecidos pela ciência. Uma experiência agora divulgada com um sistema de inteligência artificial mostra que esta também capaz de se orientar e de encontrar novos caminhos num ambiente virtual mostra como esta já aprendeu a imitar o "GPS" do cérebro - e pode ser um instrumento útil para as neurociências. O João Pedro Pereira explica.

Hoje na agenda 

Por cá, reúne-se a bancada parlamentar do PS, no rescaldo da saída de Sócrates, no dia em que a Comissão da Transparência vai votar mais algumas propostas dos partidos. No plenário o tema é outro: a reforma do arrendamento urbano, que agora começa. Na área económica, o Conselho de Finanças Públicas avalia o Programa de Estabilidade, o Banco de Portugal mostra como vai a economia. E há três empresas a mostrar resultados até Março: CGD, EDP e NOS.
Lá por fora, o Governo argentino negoceia em Washington o pedido de empréstimo ao FMI, enquanto o mundo se concentra nas consequências da ruptura americana com o Irão.
Hoje é também o dia em que dou as boas-vindas ao Nuno Garoupa, que com a Susana Peralta completa o novo par de colunistas do PÚBLICO - naquilo a que os dois chamaram "A nova coluna de Jano". O primeiro texto do Nuno Garoupa é sobre a saída de Sócrates do PS. Como verá, deixa-nos bons argumentos para a reflexão.  
Um dia bom para si, produtivo e feliz!
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário