quinta-feira, 10 de maio de 2018

SERTÃ | CÂMARA APROVA PROTOCOLO PARA APOIAR MUNÍCIPES NA COMPRA DE MEDICAMENTOS

O executivo municipal da Câmara da Sertã aprovou por unanimidade, na reunião pública de 7 de maio, o protocolo para integrar o programa “abem – Rede solidária do medicamento”, da Associação Dignitude. Este protocolo exige a participação financeira do município até cerca de 5 mil euros no ano 2018 e visa comparticipar 50% dos medicamentos (não comparticipados pela Segurança Social) a pessoas carenciadas, sinalizadas pelos serviços sociais da autarquia.
José Farinha Nunes (PSD) salientou o apoio da associação Dignitude em 50% da compra dos medicamentos, sendo os restantes 50% comparticipados pelo município, isto aplicável a medicamentos que não são comparticipados pela Segurança Social.
O autarca explicou que o protocolo visa a “colaboração na implementação de estratégias de mobilização da sociedade civil para os objetivos da filantropia e de solidariedade subjacentes ao programa”, bem como “colaboração na promoção, divulgação e comunicação”, e “referenciação dos beneficiários” a ser abrangidos por este apoio e atualização da informação referente aos mesmos. Também consta no protocolo a colaboração da autarquia “na avaliação da execução operacional do programa”, enumerou.
Na região do Médio Tejo os concelhos de Sardoal, Constância e Mação também já integraram este rede solidária que apoia à compra de medicamentos por pessoas carenciadas.
O programa Abem é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
Os beneficiários deste instrumento são pessoas que se encontram numa situação de carência económica e não conseguem comprar os medicamentos que precisam. A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece, lê-se no site da associação.
Fonte: mediotejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário