quinta-feira, 10 de maio de 2018

Iniciativa do Turismo Centro de Portugal e da Nissan planta 180 mil árvores no Pinhal de Leiria

  • Protocolo entre Nissan Portugal e ICNF, que concretiza iniciativa LEAF4Trees, foi assinado hoje em Lisboa.

  • Iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal.

Pelo simples facto de viajarem, os proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 vão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. Este é conceito da iniciativa LEAF4Trees, promovida pela Nissan, na sequência de um desafio lançado pelo Turismo do Centro de Portugal, e que conta com a parceria do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em conjunto, as três entidades preveem plantar cerca de 180.000 árvores na Mata Nacional do Pinhal de Leiria.
O protocolo entre a Nissan Portugal e o ICNF foi hoje assinado, em Lisboa, contando com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Ao utilizarem automóveis de Zero Emissões, os clientes nacionais da Nissan evitam a emissão de mais de duas mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano; um benefício para a floresta nacional que a Nissan Portugal vai duplicar no âmbito do projeto LEAF4Trees. Pelo simples facto de circularem nas estradas nacionais, todos os proprietários de veículos elétricos Nissan LEAF e e-NV200 estarão a dar o seu contributo para a reflorestação daquela área, já que o número total de árvores a plantar será apurado com base no CO2 total poupado pelos seus automóveis de Zero Emissões entre 1 de abril de 2017 e 30 de junho de 2018.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, afirma que “desde a primeira hora que a Nissan Portugal apadrinhou a nossa ideia e desafio. O projeto LEAF4Trees pode servir de modelo como ação de reflorestação para o Centro do país, depois dos incêndios que, em 2017, atingiram a região. Para o Turismo Centro de Portugal, a ideia constitui motivo de justificado orgulho e claro que esse sentimento é extensível à parceria estabelecida com a Nissan, um dos maiores ‘players’ mundiais do sector automóvel. Para o Turismo Centro de Portugal, é uma honra a Nissan fazer parte deste projeto de turismo responsável. Não apenas pela ajuda e pelo exemplo que dá, mas também por ajudar a reforçar a notoriedade da região”.
O programa LEAF4Trees é um exemplo de como a Mobilidade Inteligente da Nissan levará a nossa liderança e experiência na mobilidade elétrica para o próximo nível, contribuindo para criar um Ecossistema Elétrico que muda profundamente a forma como conduzimos e como vivemos, tornando a vida de todos mais sustentável e emocionante”, salienta Antonio Melica, Diretor Geral da Nissan em Portugal.
Na perspetiva do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, “o projeto LEAF4Trees é uma iniciativa duplamente positiva, uma vez que, para além de contribuir para promover a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, apoiando a plantação de novas árvores, contribui igualmente para aumentar a fixação de carbono com impacto positivo na mitigação das alterações climáticas”. Para o Secretário de Estado, o envolvimento de empresas de outros setores na promoção e desenvolvimento da floresta é “um importante sinal do seu empenhamento em termos de responsabilidade ambiental e social e uma forma positiva de olhar para a floresta. Importa que todos saibam olhar para a floresta enquanto componente relevante da economia nacional, mobilizando recursos financeiros e estabelecendo uma nova relação com a produção florestal”, sublinhou ainda Miguel Freitas.
Paulo Salsa (vice-presidente do ICNF), Pedro Machado (presidente do Turismo Centro
de Portugal) e António Melica (diretor geral da Nissan em Portugal)
LEAF4Trees em detalhe
Todos os Nissan LEAF e e-NV200 podem, se os seus proprietários assim o entenderem, conectar-se ao centro de dados mundial da Nissan, partilhando informações relativas ao número de quilómetros percorridos e energia consumida, mas também recebendo informação sobre a localização de novos postos de carga e dados sobre o estado de operacionalidade e ocupação dos postos (se os operadores da rede disponibilizarem essas informações). Esta conectividade dos Nissan LEAF e e-NV200 permite também o acesso pelos proprietários a funcionalidades dos veículos a partir do seu telemóvel, tablet ou computador.
Em Portugal, 47% dos Nissan LEAF e e-NV200 atualmente em circulação estão conectados à central da Nissan.
Com base no número de quilómetros percorridos e extrapolando esta informação para o total de automóveis Nissan 100% elétricos em circulação em Portugal, conclui-se que os quilómetros percorridos, sem emissões de CO2, pelos Nissan LEAF e e-NV200, em Portugal, e considerando o período desde abril de 2017 até março de 2018 (ano fiscal da Nissan), é de cerca de 20 milhões de quilómetros. Este número representa uma não emissão de cerca duas mil toneladas de CO2, com base nas emissões médias da Nissan em Portugal em 2017, de 103gr/km (dados oficiais ACAP).
Ou seja, os automóveis zero emissões da Nissan que circulam atualmente em Portugal têm, anualmente, um impacto positivo sobre o Ambiente equivalente ao “trabalho”, durante esse mesmo ano, de 150 mil árvores.
Dependendo dos quilómetros que os clientes dos Nissan LEAF e e-NV200 irão ainda percorrer até 30 de junho deste ano – data fixada para o fecho do cálculo impacto do programa LEAF4Trees – o número de árvores a plantar pela Nissan e pelos seus parceiros no Pinhal de Leiria deverá situar-se perto das 180 mil.
A Nissan iniciou a revolução dos automóveis elétricos e está apostada em continuar a liderar este caminho com o lançamento de novos automóveis elétricos, investimento adicional em infraestruturas, avanços a nível de baterias e uma visão inovadora para dar aos seus clientes a possibilidade de obterem energia gratuita para utilização nos seus automóveis elétricos e nas suas casas, pilares centrais do Ecossistema Elétrico da Nissan para o futuro da mobilidade global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário