segunda-feira, 30 de julho de 2018

360º- Das máquinas de lavar aos iPhones, como a guerra comercial de Trump já está a mudar o mundo; e as 4 actas que mostram as contradições de Robles

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Luís Fazenda, um dos quatro fundadores do Bloco de Esquerda, tornou-se na primeira voz do partido a criticar o caso Robles. Ao i (sem link), diz que o BE terá de "tirar conclusões" da situação, porque vai contra os "princípios bloquistas".

Não há como fugir ao tema, ele não sai da agenda. O José Pedro Mozos e o Nuno Vinha estiveram a analisar quatro actas da Assembleia Municipal de Lisboa que revelam as contradições entre o dono do prédio e o político do Bloco.

Marques Mendes disse ontem na SIC que o Bloco se deveria ter "demarcado" do seu vereador municipal em vez de o defender. E que este “é o pior momento político de Catarina Martins. A líder bloquista defendeu Robles de tal forma que envolveu Marcelo sendo depois desmentida por Belém.

Mas as incoerências continuam e continuam e continuam. Afinal o prédio esteve para alojamento local, ainda tem um anúncio de venda activo, deixou quatro pessoas sem emprego e uma despejada e acabou com a fachada vandalizada. Há tantas diferenças entre o discurso de Robles e os actos, que o Carlos Maria Bobone até fez uma análise literária.

Mudando de tema, o Zimbabué tem hoje as primeiras eleições livres depois de 37 anos de didatura de Robert MugabeO atual Presidente da República, Emmerson Mnangagwa, e o líder da oposição, Nelson Chamisa, são os principais concorrentes. Ontem Mugabe reapareceu para dizer que não votará em que lhe ocupou a cadeira após o golpe militar de novembro.

Desta manhã, destaque para os lucros da Galp. Foram 387 milhões em seis meses, mais 68% que no ano passado


Outra informação relevante 
A guerra comercial que Trump lançou contra vários países e que de vez em quando ameniza aqui e ali (como aconteceu agora com a UE) já se faz sentir em todo o mundoDas máquinas de lavar roupa produzidas nos EUA, aos iPhone montados na China com partes importadas de muitas nações, os efeitos já se fazem sentir. E não há fim à vista, como mostra o Nuno André Martins. 
À quarta foi de vez. Depois de três finais perdidas, Portugal foi campeão da Europa de Sub-19, num jogo de loucos, em que esteve a ganhar por 2-0, deixou-se empatar antes do fim, marcou no prolongamento, deixou-se novamente empatar até conseguir o golo histórico. A equipa que há dois anos foi campeã europeia de sub-17 será recebida amanhã por Marcelo (podia lá faltar!) e já recebeu também os parabéns de Costa.
Também foi desta. José Maria Ricciardi avança mesmo como candidato à presidência do Sporting (é já o nono nome para as eleições de 8 de Setembro). O ex-líder do BES Investimento só se decidiu depois da Justiça o ilibar do envolvimento no caso BES/GES. Em entrevista à CMTV diz que se "está nas tintas" que o "achem um croquete" (entre outras coisas mais relevantes).

Como todos os anos, o Algarve queria mais médicos este Verão. 67 concretamenteConseguiu zero, avança o PúblicoApesar do plano de mobilidade especial lançado pelo Ministério da Saúde em junho, não houve qualquer contratação

Volto a Trump, porque o presidente dos EUA respondeu à letra ao editor do New York Times que o avisou para não considerar os jornalistas"inimigos do povo".

Nos incêndios na Grécia os mortos contabilizados são já 91, entre eles as duas irmãs que os pais procuravam desde o início, e há ainda 25 desaparecidos. Na Califórnia, 5 pessoas já morreram e 50 mil tiveram de sair das suas casas nos fogos que mobilizam 12 mil bombeiros.

Em Espanha, a greve por tempo indeterminado de taxistas contra a Uber e a Cabify está a ganhar uma dimensão nacionalTáxis de várias cidades estão a juntar-se aos colegas de Barcelona e Madrid

Ainda aqui ao lado, Pedro Sánchez enfrenta a primeira grande crise política desde que assumiu as rédeas do governo espanhol. O bloqueio do parlamento e da sua 'geringonça' aos planos orçamentais cria risco de eleições antecipadas.


Os nossos Especiais 
Com António Marto e Tolentino Mendonça em cargos de topo na hierarquia do Vaticano, por que é que Portugal não tem mais poder no topo da igreja Católica? A resposta dada ao João Francisco Gomes por quem sabe é muito simples: porque não quer.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve "Assim se vê a 'superioridade moral' dos bloquistas": "O episódio Robles, tal como outros envolvendo celebridades da esquerda chique (Iglesias, Varoufaquis), só é compreensível indo às raízes do pensamento radical, ao porquê da sua arrogância sem vergonha".
  • Alexandre Homem Cristo escreve que "o Bloco caiu do pedestal": "Os bloquistas sempre se idealizaram moralmente superiores aos seus adversários e os titulares do único projecto político verdadeiramente legítimo. Não o são e não o têm. Agora, ficaram-no a saber".
  • Luis Rosa escreve um "Um artigo à @realCatarinaMartins sobre o caso @ricardorobleslx": "Para o Bloco, todos os meios justificam os fins. Usando argumentos à Donald Trump e protegendo, na terminologia dos comunistas dos anos 20 e 30, um “porco capitalista” como Ricardo Robles".
  • João Carlos Espada escreve sobre "Recordando Raymond Aron (1905-1983)": "As Memórias de Raymond Aron foram agora publicadas entre nós, 35 anos depois da publicação original. Por que motivo foi Aron em França odiado pela esquerda e respeitado pela direita — mas à distância?"
  • João Marques de Almeida escreve sobre "Ricardo Robles: o homem 500 por cento": "Para o Bloco o princípio geral da política é que eles são os grandes educadores, os que sabem o que é melhor para todos. Mas o “melhor” não se aplica aos pioneiros, à vanguarda e às suas elites".
  • Maria João Avillez escreve sobre "Os escolhidos": "Tanto o Gianfranco Ravasi como José Tolentino Mendonça foram pescados à linha por Deus que um dia olhou para eles como costuma olhar para os escolhidos. Que como se sabe são bem menos que os chamados". 
  • Alberto Gonçalves escreve sobre "As vozes e os donos": "Há sobretudo o aroma da doença que precede o fim, e a terrível impressão de que ainda estamos no princípio. Portugal tornou-se uma imensa exposição de fancaria que as vozes dos donos vendem aos berros".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre "O genocídio dos Romanov": "Omitir a responsabilidade moral do regime que matou um casal inofensivo e os seus cinco jovens filhos é faltar à verdade e ofender a memória das vítimas".
    Notícias surpreendentes 
    Serena Williams quer debater os dilemas da maternidade na alta competição. Depois de ter ganho o Open da Australia no primeiro trimestre de gravidez e chegar à final de Wimbledon dez meses depois do nascimento da filha, a tenista quer agora ganhar a luta pelos direitos das mães atletas.

    Se é um dos que partiu este fim de semana ou partirá no próximo de férias, não leve apenas proteção para a peleOs olhos são outro órgão sensível à exposição solar. E poucos se lembram deles.

    Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que ele tem um lago de água líquida. Mas alguma vez lá chegaremos? E a que custo?

    Por falar em Lua (que esteve vermelha no mais longo eclipse do século) Iker Casillas (esse!) acha que o homem nunca lá foiE o ministro espanhol da Ciência (que é astronauta e esteve duas vezes no Espaço) respondeu-lhe. Foi o melhor retweet dos últimos tempos. 

    A revista Maxim voltou a escolher as 100 mulheres mais sexy do mundoSara Sampaio é uma delas. Mas há loiras e morenas, modelos, atrizes, cantoras e atletas. Por nenhuma ordem específica.


    Com o caso Robles na ordem do dia, o Observador vai continuar a seguir o tema, sem deixar o resto da actualidade para trás.
    E já sabe que lançámos o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

    Boa segunda-feira, boa semana e boas férias, se for caso disso 
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2018 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário