segunda-feira, 30 de julho de 2018

Inovação - Inteligência artificial chega ao Direito (e as 9 invenções inúteis que deram fortunas)

Foto do autor

Inovação

Por Edgar Caetano, Jornalista
Ilustração: Raquel Martins
Marty McFly não queria acreditar quando percebeu que os seus filhos seriam, no futuro, presos por um crime idiota — e não compreendia como é que poucas horas depois de serem levados pela polícia já tinham sido julgados e condenados por esse mesmo crime (crime que, graças à máquina do tempo de Doc Brown, a personagem de Michael J. Fox tinha oportunidade de evitar). O cientista excêntrico explicou porquê: “na Justiça agora funciona tudo muito rapidamente, desde que aboliram os advogados”.
O futuro, imaginado por Robert Zemeckis em “Regresso ao Futuro”, tinha carros voadores, ténis e casacos que se apertavam sozinhos. Tinha polícias e tribunais, mas não tinha advogados — não se percebendo muito bem o que é que levou à eliminação desta classe. Teria sido fruto da tecnologia? O Manuel Pestana Machado não resistiu a ir repescar esta deixa memorável de “Regresso ao Futuro” quando lhe pedi para escrever sobre como as novas tecnologias e a inteligência artificial estão a mudar a área do Direito e, em especial, a prática da advocacia.
O Manuel falou com várias das principais sociedades de advogados nacionais para saber o que já se está a fazer no nosso país e, também, vasculhou toda a informação sobre as tecnologias mais disruptivas que estão a entrar, lá fora, num setor normalmente visto como especialmente avesso à inovação e à mudança. Talvez (já) não seja tanto assim, como demonstra o texto que destacamos nesta edição da newsletter Inovação (que comemora este mês dois anos de existência).
Num tom um pouco mais light, como a época obriga, a Marta Leite Ferreirae eu próprio decidimos trazer-lhe uma lista de nove inovações perfeitamente inúteis mas que deram fortunas a quem as criou. Muitas vezes, quase sempre, basta uma ideia — talvez lhe ocorram algumas, neste tempo de descanso. Boas férias, se for caso disso!
Obrigado por nos ler.

HORIZONTES

FotografiaINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Banco alemão quer robôs a fazer análise de ações

Commerzbank está a testar uma tecnologia de Inteligência Artificial para perceber se será possível escrever relatórios de análise sobre empresas sem recurso a humanos. O objetivo é cortar custos.
FotografiaPRODUTIVIDADE

Trabalham só 4 dias por semana. E tudo melhorou

Uma empresa neozelandesa conduziu um teste ousado: reduzir a semana de trabalho para apenas quatro dias. Quebra na produtividade? Nada disso. Os resultados do estudo são surpreendentes.
FotografiaINOVAÇÃO

A inteligência artificial já ajuda os advogados

Contratos "smart", processos na Cloud e assistentes digitais como a Kira e Luminance. No mundo jurídico também há disrupção. Fomos ver como a tecnologia já está a mudar as grandes sociedades.
FotografiaCONTEÚDO SANTANDER

O cão robot que parece real

Já imaginou ter um cão robot capaz de o reconhecer e responder a ordens? O AIBO é um “animal de estimação” especial e está a fazer sucesso na European Innovation Academy (EIA), a decorrer no Estoril.
FotografiaINOVAÇÃO

500 estudantes atrás de "unicórnios" no Estoril

Nas próximas três semanas, 500 estudantes de todo o mundo, maioritariamente de Portugal e de Universidade de Berkeley, vão criar startups disruptivas, no European Innovation Academy, no Estoril.
FotografiaCANCRO

Oito novos tratamentos contra o cancro /premium

Durante os encontros médicos há sempre notícias sobre avanços promissores. O que podemos ver aplicado num futuro próximo no tratamento do cancro? Perguntámos aos oncologistas que estiveram presentes.
FotografiaMEDICINA

Útero. Cirurgia pioneira realizada no Porto

O Centro Materno Infantil do Norte realizou, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia transvaginal de remoção de tumores no útero.
FotografiaINOVAÇÃO

9 invenções inúteis que resultaram em fortunas

Pedras de estimação, batatas com mensagens únicas e vacas digitais de cor roxa. A história da inovação está recheada de casos de invenções inúteis que geraram fortunas. Conheça as mais curiosas.
FotografiaCIÊNCIA

Carlos Moedas defende "novo contrato social"

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, defendeu em Lisboa "um novo contrato social" entre ciência, governos e cidadãos.
FotografiaANTÓNIO COSTA

Costa quer inovação como política transversal

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que a inovação tem de ser vista como um motor de desenvolvimento e uma política prioritária transversal a todas as áreas do Governo.

E AINDA

OPINIÃO

A que distância estaremos realmente do objetivo de sinistralidade zero, traçado para o ano 2050 à custa de uma frota integralmente composta por veículos autónomos?
Depois de tanto acaso e necessidade, de tanto determinismo e aleatoriedade, de tanta arte, política e filosofia, estaremos nós reféns da governação algorítmica, seremos os novos crentes do dataísmo?

O QUE VEM AÍ

MARCADOR

LIVRO DO MÊS

MAIS SOBRE INOVAÇÃO
Mais pessoas vão gostar da newsletter Inovação. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário