quarta-feira, 26 de setembro de 2018

360º- A história de como a PJ Militar terá encenado o aparecimento das armas de Tancos; o Benfica-FC Porto à porta fechada?; e Merkel e May em apuros

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o diretor da PJ Militar terá protegido um dos assaltantes de Tancos e encenado a operação de entrega das armas roubadas para passar à frente da PJA investigação que ontem levou a várias detenções acredita que não houve denúncia anónima: o local onde as armas foram encontradas foi combinado, escondendo a identidade do suspeito. Tudo por uma luta de poder. O Pedro Rainho, a Sara Antunes de Oliveira e a Sónia Simões contam os detalhes da operação Húbris.

Os portugueses que estavam detidos na Venezuela foram libertadosOs gerentes de supermercados portugueses e lusodescendentes acusados de violar as leis de preços no país ficam agora sujeitos a apresentações periódicas. A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias.

E agora, para um assunto completamente diferente... 107 dias depois, a NASA recebeu notícias do robô OpportunityEstava perdido na tempestade de poeiras de Marte.

Outra informação relevante 

Há uma nova acusação grave a envolver o Benfica. O ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude foi ouvido no Parlamento onde revelou que recebeu pressões do governo no caso da interdição do Estádio da Luz por causa das claques ilegais. Nomeadamente um SMS do secretário de Estado.

Por falar em interdição da Luz, o Conselho de Disciplina da FPF confirmou um jogo de castigo à porta fechada quer para o Sp. Braga, quer para o Benfica. Os dois clubes vão recorrer, mas os benfiquistas decidiram entretanto suspender a venda de bilhetes para o jogo com o FC Porto, de dia 7, já que o clássico pode vir a não ter adeptos na bancada

Com tantos casos em curso, e sem assessor jurídico (Paulo Gonçalves demitiu-se na sequência do caso e-toupeira)o clube da Luz contratou entretanto uma equipa de advogados de elite. É ver os nomes.

Há um avanço na geringonçaCarlos César admite PCP e Bloco num futuro Governo, apesar das diferenças entre os partidos em determinadas áreas.

Numa conferência de banqueiros em Lisboa, não faltaram alertas e uma certeza. Primeiro a certeza: não há "bolha" imobiliária, dificilmente os preços das casas irão descer. Depois os avisos: para o unilateralismo, para as plataformas digitais e para a necessidade de vigilância ao crédito.

O PS propõe agora uma taxa reduzida de IRS para rendas acima de cinco anos. A medida representa mais um escalão às propostas que o Governo já apresentou em abril no plano da Nova Geração de Políticas de Habitação, segundo o Jornal de Negócios.

O governo anunciou boas notícias no défice: uma queda para 576 milhões de euros. Mas fê-lo antes da divulgação da Síntese de Execução Orçamental. Ou seja, não incluindo a despesa da injeção no capital do Novo Banco, nem o pagamento aos lesados do BES pelo fundo de recuperação de créditos.

É só mais um recuo que o ministro diz que não é. Manuel Heitor garante agora que a equiparação de licenciaturas pré-Bolonha a mestrados não era uma proposta do Governo.

Pobreza, exaustão e isolamento são comuns a quem cuida dos familiares em casa. Um estudo da Comissão Europeia pede apoios para estas pessoas. O parlamento português arrasta o assunto há mais de dois anos, conta a TSF.

Trump chegou atrasado ao seu segundo discurso na Assembleia Geral da ONU. Pediu ajuda para isolar Irão, prometeu ataques à Síria, criticou a Venezuela e tentou explicar a guerra comercial com a China. Mas foi sobretudo super elogioso ao seu desempenho como presidente do EUA, o que gerou um surpreendente (?) coro de risos na plateia. Marcelo foi um dos que não o aplaudiu e já explicou porquê.

No Reino Unido, a oposição a Theresa May continua a crescerA "esmagadora" maioria dos trabalhistas votou a favor de um segundo referendo ao Brexit caso não haja acordo com a UE.

Na Alemanha, Merkel continua em quedaAgora perdeu a votação interna para nomear o líder parlamentar e viu eleito um dos seus críticos. Volta-se a falar no fim de uma era.

Os nossos Especiais
Rita Marques é a nova presidente da Portugal Ventures. Em entrevista à Ana Pimentel, conta o que quer mudar na capital de risco pública, porque se quer reaproximar dos empreendedores e porque não fala dos falhanços

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "Contribuintes com número": "Marcelo selfizou o país, Costa “descontraiu-o” (disse ele) do “passismo”. A questão é se se faz um país que valha a pena só com gente descontraída e selfizada. E saber como e quem o paga, claro". 
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Nem o principal legado de Passos Coelho sobrevive?": "Haverá alguma coisa mais desmotivadora para quem está a começar um negócio e a arriscar num investimento incerto do que a sensação de que a única forma de ter sucesso é ter bons contactos políticos?".
  • Luís Rosa escreve "As ‘marcelices’ do processo de substituição de Joana Marques Vidal": "Marcelo foi mais um daqueles notários que valida qualquer assinatura do que um Presidente ciente do seu poder de nomeação. Para o bem e para o mal, foi cúmplice da revanche do PS contra Marques Vidal".
  • Maria João Marques escreve "Podem violar, desde que tenham emprego e falta de antecedentes criminais": "Cabe ao poder político agir para que os tribunais não atuem de forma a promover a insegurança das mulheres e a retirar-nos o direito e a liberdade de movimentação no espaço público".
  • André Abrantes Amaral escreve "Não vale a pena fingir que avisam": "Há uma bolha nas finanças públicas que é alimentada pela volatilidade do imobiliário e da banca e a que o governo fecha os olhos".
Notícias surpreendentes 
O actor, apresentador e comediante Bill Cosby foi condenado a uma pena de prisão efetiva de até 10 anos por abuso sexual. Já conhecido como o maior violador de sempre dos EUA, é o primeiro a ser penalizado depois de ter sido lançado o movimento #MeToo.

Asia Argento, exatamente uma das actrizes que lançou o movimento #MeToo, deu a sua primeira entrevista depois das polémicas e da morte do namorado, Anthony BourdainConfessou traições de ambos e lamentou que digam que foi ela que "o matou".

Nos últimos dias, Barcelona foi capital da nova música portuguesa. O Gonçalo Correia acompanhou Capicua, Surma, Bruno Pernadas, Throes + The Shine, Pongo e o Real Combo Lisbonense.

Numa viagem entre as duas Coreias, um fotógrafo comparou as pessoas que têm as mesmas profissões mas estão separadas pelo Paralelo 38NE nem mesmo as últimas cimeiras entre os dois países conseguiram aproximar duas realidades muito diferentes, como provam as imagens.

Termino hoje com a nota editorial do Observador a assumir um erro importante na notícia sobre a recondução da PGR. Não devia ter acontecido. Aconteceu. Por isso, pedimos desculpa aos leitores e aos visados no artigo. Vamos trabalhar para que não se repita no futuro. 

Boa quarta-feira

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário