quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CICLO DE ÓRGÃO REGRESSA À IGREJA DA MISERICÓRDIA COM NOVIDADES


A Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras, vai acolher o III Ciclo de Órgão de Torres Vedras durante os meses de outubro, novembro e dezembro. A apresentação da 3.ª edição da iniciativa teve lugar no dia 25 de setembro, na Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na sessão estiveram presentes Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Daniel Oliveira, diretor artístico do III Ciclo de Órgão de Torres Vedras, e José Esteves, membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

O III Ciclo de Órgão é composto por três recitais de longa duração, o primeiro realiza-se a 7 de outubro, com um programa de música religiosa interpretado pelo agrupamento Altus Continuus; segue-se o recital Música Barroca em Portugal e Itália: As práticas históricas, no dia 18 de novembro, com Daniel Oliveira no órgão e no baixo-contínuo acompanhado por Marcos Lázaro no violino barroco; terminando com um recital de Natal, no dia 9 de dezembro, protagonizado pelo coro Staccato.

Sendo a formação e a sensibilização do público um dos principais objetivos do Ciclo, os recitais serão comentados criando uma maior interação entre os músicos e o público presente. Os recitais terão ainda transmissão direta online.

A iniciativa apresenta-se este ano com uma inovação relativamente às edições anteriores. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, às 13h00, irão decorrer mini-recitais com uma duração máxima de 15 minutos.

Tendo em conta o carácter pedagógico desta iniciativa, haverá durante o mês de novembro três visitas de estudo destinadas aos alunos das escolas do Concelho, onde os estudantes terão oportunidade de ficar a conhecer a história e os aspetos organológicos do instrumento e visitar o arquivo da Igreja da Misericórdia. Neste âmbito, irá decorrer também uma atividade dedicada aos seniores.

De referir que é intuito deste Ciclo destacar a importância do órgão histórico Bento Fontanes (1773) existente na Igreja da Misericórdia, o qual foi restaurado em 2008.

O III Ciclo de Órgão de Torres Vedras, que é já considerado um marco cultural da cidade, é organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e pela Câmara Municipal em parceria com a Cultur’Canto – Associação Cultural, jornal Badaladas e jornal Voz da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário