quarta-feira, 26 de setembro de 2018

NACIONAL|PARLAMENTO EUROPEU Agricultores do Oeste precisam de «apoios específicos» face a perdas até 50%

As temperaturas elevadas do último Verão provocaram quebras na produção entre os 15% e 50%. Os deputados do PCP no Parlamento Europeu alertaram para a necessidade de apoios aos produtores da região.

Trabalhadores apanham pêra rocha numa exploração no concelho das Caldas da Rainha. 23 de Agosto de 2017
Numa pergunta dirigida à Comissão Europeia, o deputado Miguel Viegas alerta para os elevados prejuízos e perdas na produção de pêra rocha e uva, na região Oeste. Os deputados do PCP querem saber «que apoios específicos existem no quadro dos diversos instrumentos do orçamento da União Europeia para fazer face a esta urgência».

Em causa estão milhares de pequenos e médios agricultores, que registam perdas entre 15% e 25% da produção, no caso da pêra rocha, de 40% na uva para vinha e de 50% na uva de mesa. Os prejuízos são estimados, no primeiro caso, em 30 milhões de euros pela Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha; no segundo, a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa aponta para um prejuízo de 9 milhões de euros.

O deputado comunista salienta que as margens de lucro de muitos agricultores da região são reduzidas, o que leva a que estes «optem por não contratualizar seguros para este tipo de ocorrência, havendo de facto poucas culturas cobertas por seguros de colheita».

Fonte: abrilabril

_______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário