quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CMOvar promove I Encontro de Património Industrial

A Câmara Municipal de Ovar promove, nos dias 19 e 20 de outubro, na Escola de Artes e Ofícios, o I Encontro de Património Industrial que, nesta edição, incidirá sobre a indústria da cordoaria em Ovar.

Tendo como destinatários professores, alunos de graduação e pós-graduação, investigadores, profissionais nas áreas do património, cultura, artes e turismo, empresários e público em geral, este encontro propõe a apresentação de reflexões teóricas e metodológicas sobre as diversas problemáticas que hoje em dia se colocam nas intervenções no território nacional, tendo em vista a regeneração, potencialização económica e salvaguarda do seu património industrial, para além de abordagens noutras áreas temáticas, como as do Património, Arquitetura, Arqueologia, Museologia, Turismo Industrial, Criação e Design de produtos, Comunicação, etc.

Recorde-se que, a ancestral concentração de oficinas e fábricas no território ovarense, em regime artesanal e industrial, justificou que a Câmara Municipal de Ovar encetasse, em 2014, um processo de estudo e levantamento da sua realidade, com a identificação e localização das unidades de produção, bem como, a recolha de documentação, utensílios, maquinaria, produtos e testemunhos de empresários e operários, relativos às dinâmicas e processos de produção, possibilitando, assim, abrir um ciclo de 7 exposições sobre as artes e ofícios mais relevantes do Município, nomeadamente, em 2015, com a Cordoaria, em 2016, a Tanoaria e, em 2017, a Olaria. Em 2019, será inaugurada a mostra sobre a indústria do papel.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do link


Programa
SEXTA-FEIRA, 19 
09:00 – Receção dos participantes
09:30 - Abertura do Encontro
09:40 – Projeto 7.7 Artes e ofícios de Ovar
Tema: “Conceitos de Património Industrial e casos nacionais ou internacionais de sucesso
Moderadora - Filipa Quatorze – Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Museologia e Património Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto Master of Arts em Interpretation Representation and Heritage, pela Universidade de Leicester (Reino Unido). Coordenadora do Museu Vista Alegre.

10:00 - José Manuel Lopes Cordeiro - Licenciado e Doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho, onde exerce funções docentes.  Foi fundador do Projeto do Museu da Indústria do Porto. 
É o Representante Nacional do TICCIH - The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage, organismo consultor da UNESCO/ICOMOS para o património industrial, e Presidente da APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial. É também diretor da revista Arqueologia Industrial. 
Tem inúmeros artigos e livros publicados nas áreas do património e arqueologia industrial, assim como da história económica e política contemporânea.

10:30 – Francisco Afonso - Diretor da NEW HAND LAB, Covilhã. Mentor da criação e impulsionador do projeto industrial e cultural. NEW HAND LAB situado na Fábrica António Estrela / Júlio Afonso, no centro da Covilhã, apresenta-se como espaço que promove a criatividade e as iniciativas dos criadores locais, oferecendo-lhes uma área de trabalho e uma loja onde vendem os seus produtos.
11:00 – Fernando José Barros Pacheco Seara de Sá - Licenciado em Arquitetura pela Escola de Belas Artes do Porto. Arquiteto em profissão liberal entre 1983 e 1985. Arquiteto no Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Guimarães entre 1985 e 1987, tendo participado nos trabalhos de reabilitação do Centro Histórico da Cidade. Assistente convidado da Universidade do Minho, lecionando as disciplinas da área da Arquitetura e do Planeamento no Departamento de Engenharia Civil (anos 90). Sócio e Arquiteto na sociedade "PITÁGORAS, ARQUITECTOS" entre 1990 e 2015. Sócio fundador da sociedade “SAM ARQUITECTOS” onde desenvolveu a sua atividade profissional até outubro de 2017. Vereador do Urbanismo, Centro Histórico e Vistorias Administrativas da Câmara Municipal de Guimarães.
11:30 – Pausa para Café 
11:45 – Debate
12:30-14:00 – Almoço livre

Tema: “A Indústria da Cordoaria no Concelho de Ovar
14:00 – Visitas às oficinas e fábricas de Cordoaria do Concelho de Ovar – saída de Ovar/autocarro
14:20 - Cordoaria Ramalho - Esmoriz
15:10 - João Violas, Filho - Cortegaça
16:00- SICOR - Sociedade Industrial de Cordoaria, S.A - Cortegaça
17:10- Largo da Praças – recriação do processo artesanal e merenda tradicional.

SÁBADO, 20 
09:30 – Abertura da sessão 
Tema: “Património Industrial um legado a preservar e a potenciar
09:35 – Mesa Redonda
Moderador - José Manuel Lopes Cordeiro

·         Manuel Ferreira Rodrigues -  Licenciado em História e em História da Arte pela Universidade de Coimbra, onde concluiu um mestrado em História Contemporânea de Portugal, com dissertação na área da História da Indústria. Em 2007, concluiu o doutoramento em Ciências Sociais com uma tese sobre empresas e empresários na sub-região da ria de Aveiro. Atualmente, é professor auxiliar na Universidade de Aveiro. Publicou alguns trabalhos nas áreas da história e cultura empresarial, mais concretamente nos domínios da cerâmica, da porcelana, do vidro, da metalurgia e do papel, do têxtil e da construção civil. 

·         Maria José Santos -  Licenciada em História, Pós-graduada em Museologia e Mestre em História Moderna, pela Universidade do Porto. Foi professora do Ensino Secundário e responsável pelo programa museológico e instalação do Museu do Papel Terras de Santa Maria, tendo assumido a sua direção entre 2001 e 2012. É consultora científica deste museu, dedicando-se à investigação de marcas de água e história do papel. É a delegada, em Portugal, da International Association of Paper Historians.  Prémio APOM “Melhor Trabalho de Investigação 2015”, pelo projeto de investigação desenvolvido na área do estudo das Marcas de Água.

·         Alexandra Alves - Licenciada em Gestão do Património Cultural, pela Escola Superior de Educação do Porto e especialização em Gestão de Organizações e Projetos Culturais pela Cultideias. Foi responsável pelo Serviço Educativo e Animação do Museu da Industria da Chapelaria entre 2005 e 2013.  Atualmente, é Chefe da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de S. João da Madeira responsável pela Direção do Projeto de Turismo Industrial e coordenadora da subcomissão 13 para a criação da Norma da Qualidade do Turismo Industrial.

·         Representantes da indústria da cordoaria do Concelho
11:15 – Pausa para Café
11:30 – Debate
13:00 – Encerramento dos trabalhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário