quinta-feira, 18 de outubro de 2018

360º - O que aconteceu nos bastidores da negociação do Orçamento. Carlos Alexandre e o caso Sócrates. Chefe do Exército cai por causa de Tancos

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O novo ministro da Defesa aplicou a sua primeira medida: impôs a demissão do Chefe do Estado-Maior do Exército. Na sequência de um ultimato de João Gomes Cravinho, Rovisco Duarte tornou-se, assim, na mais recente vítima da polémica de Tancos.

Há uma contradição neste processo. Tanto o Presidente da República como o ministro da Defesa dizem que o general invocou "razões pessoais" para a saída. Mas, numa nota enviada aos militares a justificar as suas motivações, Rovisco Duarte fala em "circunstâncias políticas".

As reações vão do "normal" ao "inesperado":
  • António Costa, sempre optimista, acha a demissão de Rovisco Duarte “um processo normal”;
  • Já a Associação de Oficiais das Forças Armadas diz que a saída foi “inesperada”;
  • Nos partidos, o PSD sugere que a demissão serve para “apagar” a polémica; o CDS diz que "o caso não acaba aqui", o PCP acha que há mais por esclarecer e o Bloco não quer pressões à investigação.
Entretanto, os possíveis sucessores de Rovisco Duarte já foram convocados para audições com o ministro da Defesa. João Gomes Cravinho tem de tomar uma decisão em breve.


Mais informação importante

O juiz Carlos Alexandre põe em causa o sorteio que colocou Ivo Rosa à frente da instrução da Operação Marquês. Em entrevista à RTP, o magistrado diz que a distribuição pode ter sido influenciada pelo número de processos atribuídos a cada um dos dois.

O Conselho Superior da Magistratura já abriu um processo para averiguar tudo. E a Associação Sindical de Juízes Portugueses acrescentou um ponto: diz que a gestão informática “devia estar nas mãos do Conselho Superior da Magistratura e não do Governo”.

Há outras frases a reter na entrevista de Carlos Alexandre à RTP. Uma, por exemplo, envolve referências a livros de Gabriel Garcia Marquez: “Sinto-me mais como um náufrago do que como um general no seu labirinto”.

O Governo colocou um travão ao acesso ao novo regime das reformas antecipadas. Elas estarão limitadas aos trabalhadores que atinjam os 60 anos de idade com 40 anos de descontos. Alguém com 64 anos e 43 de descontos, por exemplo, fica de fora.

Ainda sobre Orçamento: tenho uma sugestão para quem já está farto de ler sobre o tema. Que tal ver em vez de ler? Neste vídeo, está tudo explicado num desenho animado.

Os contratos de arrendamento vão passar a ter uma duração mínima de um anoE, não havendo nada em contrário, renovam-se por três anos. A medida foi votada ontem no Parlamento, escreve o Negócios.

Catarina Martins falou sobre a nomeação de João Galamba para a Secretaria de Estado da Energia: “Esperemos que não haja retrocessos”. A líder do BE mantém a desconfiança noutro ponto: se houver nova "geringonça" depois das eleições, os acordos têm de ser "escritos". As declarações foram feitas numa entrevista à Renascença e ao Público.

O deputado do PS indicado para integrar a ERSE, o regulador da Energia, foi ouvido no Parlamento e jurou: “Não admito receber nenhuma orientação do Governo”. Os deputados, que colocam em causa as suas qualificações para o cargo, chegaram a perguntar-lhe se sabia a diferença entre o megawatt térmico e o megawatt elétrico.

Rosa Grilo apresentou a sua versão da morte do maridonuma entrevista à SIC. Segundo ela, o triatleta Luís Grilo foi assassinado à sua frente por três homens que bateram à porta a perguntar pelas "encomendas". Depois, diz, essas pessoas obrigaram-na a limpar os vestígios e a simular o desaparecimento.

Depois do furacão Leslie, Espanha está em alerta vermelho por causa de uma das piores tempestades extremas da última década. Pode chover 180 litros por metro quadrado em 12 horas.

Se vier aí um Brexit à força, o que acontece? As negociações continuam num impasse apesar da cimeira dedicada ao tema em Bruxelas. Os piores cenários para uma hipótese de "no deal" envolvem filas intermináveis de camiões na fronteira, preços da comida a subir em flecha e falta de medicamentos.

A Seleção sub-19 feminina de futsal ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. Venceu ontem o Japão por 4-1 e a estrela do jogo foi Fifó, que marcou os quatro golos portugueses.


Os nossos Especiais

O que aconteceu nos bastidores da negociação do último Orçamento do Estado da "geringonça"? Uma grande parte das conversas passaram-se na "cave" de Pedro Nuno Santos na Assembleia da República. Foi ali que o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares se reuniu por mais de 40 vezes com representantes do PCP e do BE. A Rita Tavares e o Nuno André Martins dão os detalhes sobre os trabalhos ao domingo, sobre a reunião com António Costa para desbloquear impasses e sobre a última madrugada no Ministério das Finanças.
 

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Entidades independentes para que te quero": "O Conselho de Finanças Públicas deu parecer negativo às previsões para o crescimento inscritas no Orçamento do Estado. Disse que não são nem prováveis nem prudentes. Qual a consequência deste parecer?"

Luís Campos e Cunha escreve "Joana Marques Vidal": "Há bons argumentos para mandatos longos e únicos para funções públicas como a de PGR. Mas há um diabo de um detalhe: é que tem de estar claro, na lei, desde o início, que o mandato é único. E não está".

José Milhazes escreve "Guerras religiosas voltam ao mundo cristão": Na Ucrânia, presentemente, existem três igrejas ortodoxas (a do Patriarcado de Kiev, a Autocéfala e a do Patriarcado de Moscovo) e ninguém sabe como irão elas repartir os templos ortodoxos do país.


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “O Primeiro Homem na Lua”, sobre Neil Armstrong e a Apollo 11. O nosso crítico Eurico de Barros escreve que se trata de um filme anti-heróico sobre um herói americano recatado e dá-lhe três estrelas.

Há mais três filmes para ver esta semana: “A Mulher”, um drama com Glenn Close e Jonathan Pryce; "Pedro e Inês", do português António Ferreira; e o filme espanhol “Verão 1993”.

Vem aí o DocLisboa e há muitos filmes em cartaz. Eurico de Barros dá 10 sugestões.

O brasileiro Itamar Vieira Junior é o vencedor do Prémio Leya 2018, com o romance "Torto Arado". A decisão do júri foi unânime.

A monja Coen é "uma das maiores figuras budistas da América Latina". A autora do livro "O Sofrimento é opcional", que agora é publicado em Portugal, defende como devemos todos viver com mais leveza porque, às vezes, "dramatizamos muito".

Com o nascimento do filho de Harry e Meghan, há mudanças na linha de sucessão da coroa britânica. Veja como fica a lista.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário