sábado, 6 de outubro de 2018

Na cabeça de Ljubo e à boleia da natureza

Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  



Antes que pergunte, foram muito boas, obrigada. O único problema das férias é que acabam sempre, toda a gente sabe. Mas adiante – até porque aqui pela Fugas temos a vantagem de estar sempre a lidar com coisas boas, que nos dão ideias para pensarmos já no que poderemos fazer daqui a uns meses, quando tivermos direito a mais uns dias de descanso. Vamos a isso, então.

Regressei de férias e a Alexandra Prado Coelho tinha uma boa surpresa para mim: uma entrevista que se lê com prazer a um dos mais mediáticos chefs de cozinha a actuar em Portugal. Ljubomir Stanisic tornou-se mais conhecido do grande público com o seu programa Pesadelo na Cozinha – e também fala disso aqui –, mas a sua vida, e a sua carreira, vai muito para além da televisão. No novo 100 Maneiras, que vai inaugurar em Novembro, em Lisboa, abre o livro e mostra-se exactamente como é: “Vai ser um pouco um espelho da minha vida — já nem é um espelho da minha cozinha. Quero partir a loiça toda, quero ficar um ano fechado dentro do meu restaurante e cozinhar todos os dias e cagar em tudo o resto e não quero saber de eventos, congressos, televisões, nada.” Isto é só um aperitivo, o menu completo está aqui e é para comer tudinho. E no fim lamber os dedos. 

Para continuarmos à volta da mesa, arranquemos agora para o Porto, onde o José Augusto Moreira foi conhecer o Euskalduna Studio, de Vasco Coelho dos Santos, para concluir que ele é um cozinheiro “genial” e sem peneiras. “Proporciona uma das mais interessantes e estimulantes experiências gastronómicas do momento. Com produto português, de temporada e proximidade”.

Genial é também a cozinha que Noélia pratica em Cabanas de Tavira.O Miguel Esteves Cardoso voltou lá e confirmou que a Noélia “é única”.

Avancemos agora lá para fora, que os dias ainda estão de feição.Primeiro, acompanhemos a Andreia Marques Pereira na sua descoberta do Parque de Natureza de Noudar. Num canto de Portugal, a um salto de rio de Espanha, desenha-se como uma espécie de museu vivo do pré-Alqueva. Entre montados e azinhais, cultiva-se a tradição e alimenta-se o bravio à espera do lince-ibérico. Enquanto este não chega, assista-se à brama dos veados, observe-se o céu nocturno ou suba-se ao castelo.

Continuamos na companhia da Andreia, que nos apresenta agora às protagonistas da semana. São elas Sofia e Celeste Ribeiro, mãe e filha, que desde 2015 cultivam um pomar de romãs na Herdade da Pacheca, às portas de Estremoz. Conheça esta história de rainhas.

Para fecharmos o capítulo Alentejo, sugiro-lhe ainda que acompanhe a Maria José Santana até à Quinta do Barrieiro, em plena paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede, bem no centro do triângulo Marvão- Castelo de Vide-Portalegre. É lá que a escultora Maria Leal da Costa dá largas à sua criatividade. Mais concretamente numa propriedade agrícola que também é uma unidade de alojamento.

Para o fim fica a sugestão de uma daquelas viagens que nos fazem sonhar. O Sousa Ribeiro andou por Uusimaa e apresenta-nos agora à região mais verde e mais doce da Finlândia. Um lugar ideal para irmos ver as cores do Outono.

Está tudo dito por hoje. Volto à sua companhia para a semana, mais ou menos à mesma hora. Até lá, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário