domingo, 23 de dezembro de 2018

Sobe para 222 o número de mortos na Indonésia. Há 843 feridos

As autoridades indonésias subiram de 62 para 222 o número de mortos no tsunami que atingiu a Indonésia este sábado. Uma erupção vulcânica está na origem do fenómeno que atingiu o Estreito de Sunda.
Resultado de imagem para Sobe para 222 o número de mortos na Indonésia. Há 843 feridos
Subiu para 222 o número de vítimas mortais do tsunami da Indonésia. Num último balanço divulgado pelas autoridades, citado pela Reuters, há ainda a registar 843 feridos e pelo menos 28 desaparecidos, numa altura em que as operações de busca prosseguem. O tsunami atingiu as praias de Anyar, no Estreito de Sunda, na Indonésia.
As autoridades indonésias confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência de notícias France-Presse. "Foi um erro, sentimos muito", escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
O tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. O tsunami atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.
"A combinação causou um tsunami repentino que atingiu a costa", segundo a agência. A área mais afetada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.
Imagens captadas durante um concerto mostram a força do tsunami, que levou tudo à frente, deixando várias de vítimas mortais e feridos.
As autoridades indonésias alertaram para a possibilidade de novos tsunamis devido à contínua atividade do vulcão , localizado no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java. Tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho. De resto, em julho, as autoridades ampliaram a proibição de acesso para uma área de dois quilómetros à volta da cratera.
O vulcão foi formado após a erupção do Krakatoa em 1883, que não só destruiu a ilha onde se erguia como também criou a atual ocupada pelo Anak Krakatoa, não sem que antes deixasse um rasto de devastação bem ilustrada nos mais de 36 mil mortos então registados.
O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário