segunda-feira, 11 de março de 2019

Iniciativa Km0 promove restauração de qualidade baseada em produtos regionais

A iniciativa km0 foi lançada oficialmente no concelho de Évora, na passada sexta-feira, 8 de março, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Câmara Municipal, onde foi assinado o protocolo de parceria entre as 8 entidades envolvidas.
O conceito tem origem em Itália, através do movimento “slow food” (comida lenta), e preconiza “uma restauração de qualidade, baseada em produtos da região e na sua sazonalidade” contribuindo para reforçar “a identidade com ligação à história e cultura locais”, anunciou Teresa Pinto Correia, diretora do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (Universidade de Évora), uma das entidades gestoras do projeto.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, uma das instituições parceiras do Km0, sublinhou a cooperação entre os 8 parceiros deste projeto. O autarca deixou ainda o alerta para a necessidade de revisão dos mecanismos de contratação pública que, caso contrário, podem constituir um obstáculo à implementação da iniciativa em escolas, universidades e, em geral, no setor público.  
Até este momento, estão envolvidas na implementação do Km0 as seguintes entidades: Universidade de Évora, Associação Comercial do Distrito de Évora, Turismo do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Fundação Alentejo, GESAMB, “Slow Food” Alentejo e Centro de Formação Profissional do IEFP, podendo vir a ser envolvidas outras entidades que se mostrem interessadas na promoção do conceito.
O desenvolvimento da economia local, o estímulo da produção familiar local e o consequente aumento do consumo desses produtos ao longo das estações do ano são alguns objetivos que se pretendem concretizar. A estas medidas, juntam-se as preocupações com a necessidade em diminuir a pegada ecológica alimentar, a redução do grau de dependência alimentar externa bem como a preservação das variedades locais e regionais.
A propósito, refira-se que a edilidade eborense está a desenvolver, em conjunto com as juntas de freguesia urbanas, o conceito dos “Circuitos Curtos de Comercialização de Produtos Agroalimentares”. Em resultado, várias escolas estão já a ser abastecidas pelos produtores locais, proporcionando o consumo de produtos mais saudáveis e frescos.
Assinado o protocolo, os operadores da cadeia de valor interessados em participar na iniciativa Km0 - produtores, transformadores, lojas e restauração – dão agora início ao processo de certificação e passarão a utilizar a marca Km0, obtendo desta forma uma maior visibilidade e diferenciação junto dos consumidores.
No âmbito deste processo, compete à Câmara de Évora a certificação dos produtores de hortofrutícolas, carne e ovos do concelho, não implicando para os mesmos quaisquer custos, sendo estes, para já, garantidos pelo município.
Mais informações em www.km0alentejo


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário