segunda-feira, 11 de março de 2019

Eu, Psicóloga | Você consegue escutar sons em GIFs silenciosos? Entenda o fenômeno.




Você consegue ouvir o som desta Gif? Se sim, não se assuste. Na verdade, existe uma comunidade com mais de cem mil pessoas no Reddit que compartilham e discutem sobre vídeos silenciosos que dão a ilusão de produzirem sons.

Elas não estão sozinhas. Um estudo recente publicado na revista científica Cortexmostrou que entre 20 e 30% das pessoas experimentam alguma sensação auditiva ao ver GIFs que se movem de forma enérgica, mas silenciosa.

O fenômeno esquisito é chamado vEAR, sigla para “visually evoked auditory response”, ou “resposta auditiva a estímulo visual”, na tradução em português, e ele é estudado desde 2008. Os autores da pesquisa da Cortex acreditam que essa possa ser uma nova forma de sinestesia, um distúrbio neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro. O resultado é uma mistura sensorial entre visão, olfato, audição, paladar e tato.


É aquele frio na espinha que algumas pessoas sentem ao ouvir alguém arranhando um quadro negro com a unha, ou o gosto adocicado que um sábado pode ter, ou a relação aleatória entre um número e uma cor.

Mesmo que vEAR não seja exatamente sinestesia, talvez seja uma forma de melhor compreender como nossos sentidos estão conectados — e de um modo bastante complexo. Entre as explicações possíveis é de que algumas pessoas usam a imaginação para escutar o som, por estarem acostumadas a associá-lo ao movimento.

Mais estudos devem ser feitos para entender direito o fenômeno e identificar como ele funciona no cérebro. Por enquanto, porém, ele serve para mostrar que as diferentes áreas do cérebro estão muito mais conectadas do que pensamos. Isso dá abertura a pesquisas para, por exemplos, buscar pontos alternativos no corpo para estimular a área visual do cérebro de pessoas com deficiência visual.

Quer saber se você também sente o fenômeno? É só clicar aqui e fazer o mesmo teste usado pelos pesquisadores que estudam o tema.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário