Com a colaboração de várias associações de proteção animal e autarquias  locais, o ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais lança  uma campanha de prevenção com o objetivo de alertar os detentores de  animais de companhia, em especial de cães, para os perigos decorrentes  do encerramento de animais em veículos automóveis.
Todos os anos, animais morrem ou ficam com graves sequelas, consequência  dos golpes de calor a que são sujeitos, sendo uma das causas de morte  mais comum nos animais de estimação no Verão.
Continua a ser prática comum em Portugal os tutores deixarem os seus  animais de estimação encerrados em automóveis enquanto tratam de  atividades diárias, sem terem consciência que colocam a vida e a saúde
dos animais em risco.

Mesmo em dias em que a temperatura esteja mais amena ou em situações em  que o encerramento do animal tenha uma curta duração, o risco pode  persistir.
Com uma temperatura exterior de 21° C, em apenas dez minutos a  temperatura interior de um carro exposto à luz do sol pode subir 11° C.  Em vinte minutos, pode subir 16° C.  Ao fim de uma hora, o interior do  automóvel pode chegar aos 82° C.
Um golpe de calor (insolação ou hipertermia) leva a que a temperatura  corporal do animal aumente acima do normal, uma vez que ao contrário dos  humanos que conseguem transpirar através da pele, os cães e os gatos não transpiram, antes desencadeando um processo de arrefecimento corporal  através da respiração (arfar) e das almofadas plantares.
Mesmo que as janelas dos veículos se encontrem abertas, a quantidade de  ar circulante pode não ser suficiente para que o animal consiga respirar  satisfatoriamente e equilibrar a sua temperatura corporal.
Ao atingirem a temperatura de 41° a probabilidade dos animais em carros  fechados entrarem em hipertermia aumenta, o que leva à falência de  múltiplos órgãos e à morte.
São vários os sinais clínicos que evidenciam um golpe de calor: respiração ofegante, salivação excessiva, pele muito quente, batimento  cardíaco acelerado, falta de reação, vómito, diarreia, descoordenação e  tremores.
O golpe de calor é uma urgência médica e sempre que o animal sobreviva  deve ser encaminhado de imediato ao médico veterinário para avaliação.