segunda-feira, 29 de julho de 2019

COIMBRA | PCP e CpC expressam pesar e lamentam morte de Louzã Henriques

PCP e Cidadãos por Coimbra expressam pesar e lamentam morte de Louzã Henriques


Coimbra, 29 jul 2019 (Lusa) – O PCP e o Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) lamentaram hoje a morte de Louzã Henriques, aos 85 anos, assinalando a luta contra o fascismo e o exemplo para as novas gerações daquele médico e intelectual comunista.
“Com profundo pesar, a DORC [Direção da Organização Regional de Coimbra] do PCP reafirma a importância do exemplo de Manuel Louzã Henriques, na luta em defesa da cultura enquanto direito, na luta contra o fascismo, na luta pelas conquistas e valores de Abril no futuro de Portugal, na luta pela construção de uma sociedade nova, sem exploradores, nem explorados”, afirma o partido em nota enviada à agência Lusa.
No texto, o PCP endereça “as mais sentidas condolências à família” de Louzã Henriques, recordando diversos aspetos da vida do “abnegado resistente antifascista e militante comunista”.
CpC “lamenta profundamente” a morte de Manuel Lousã Henriques, considerando-a uma “hora de tristeza para Coimbra, para a cultura portuguesa e para todos os que lutam por um mundo mais justo e mais fraterno”.
O movimento de cidadãos lembra “a inteireza de caráter, a fraternidade viril com que incentivava os mais jovens à pesquisa e à ação e a larga visão humanista avessa ao sectarismo” de Louzã Henriques e deseja que a sua memória “seja vivida pelas gerações presentes e futuras de estudiosos, músicos, dançadores e poetas e fique condignamente inscrita na toponímia da Coimbra que tanto lhe deve”.
O antifascista Louzã Henriques morreu hoje no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado há uma semana, disse um amigo do médico à agência Lusa.
O editor Adelino Castro adiantou que Manuel Louzã Henriques “estava doente há algum tempo” e tinha dado entrada na segunda-feira no CHUC.
Hoje, a partir das 16:00, o corpo está em câmara ardente na capela mortuária da Igreja de São José, em Coimbra, de onde o cortejo fúnebre sai na terça-feira, às 11:00, para o crematório de Taveiro.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário