sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Mundo | Espanha lança alerta internacional devido a surto de listeriose

Resultado de imagem para Espanha lança alerta internacional devido a surto de listeriose
JN

Um novo aumento do número de casos de listeriose em Espanha levou as autoridades sanitárias a emitir um alerta internacional e a ativar os sistemas de comunicação da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde. Uma pessoa morreu e há registo de 150 pessoas infetadas e 529 casos suspeitos, a esmagadora maioria na Andaluzia. A carne contaminada, da marca “La Mechá” da empresa Magrudis, não é comercializado em Portugal, mas as autoridades alertam os turistas dos potenciais riscos.

A decisão de ativar os alertas internacionais é assumida como uma medida de precaução, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol, perante a possibilidade de turistas terem podido ser infetados depois de consumir produtos daquela marca em Espanha, sobretudo nas zonas de Sevilha ou Huelva, na Comunidade da Andaluzia. Até agora não foi registado qualquer caso de contaminação fora de Espanha.
Entre terça e quarta-feira foram registados mais 18 casos, fazendo ascender a 150 o número de casos confirmados, 132 na Andaluzia. Há mais de 500 situações suspeitas que aguardam a conclusão de análises laboratoriais para determinar se houve uma infeção da bactéria. Há pelo menos 53 pessoas hospitalizadas. Entre elas, 23 grávidas. Uma mulher de 90 anos acabou por morrer.
O Ministério da Saúde espanhol recomendou hoje à população não consumir os produtos de carne embalada da marca "La Mechá", que está na origem do surto. Aconselhou ainda às pessoas que já consumiram os produtos a consultar os serviços médicos caso apresentem algum sintoma.
Os produtos referenciados são "chincharrón" andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão, e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca "La Mechá", da empresa Magrudis.
Todos os produtos embalados identificados pelo Ministério da Saúde foram distribuídos na Andaluzia e em Madrid, exceto o lombo caseiro temperado com pimentão que foi comercializado apenas na Andaluzia.
A Junta da Andaluzia ordenou esta quarta-feira a retirada do mercado de todos os produtos da empresa Magrudis. No passado dia 14, o Ayuntamento de Sevilha ordenou, por precaução, paralisar a produção da empresa. A Junta, por seu turno, apenas retirou a carne contaminada e permitiu que continuasse a ser vendidos outros produtos da empresa, refere o jornal El País. Um atraso de cinco dias, refere o jornal, já que a Junta saberia desde dia 9 que haveria amostrar com um resultado “altamente positivo” da bactéria.
RTP
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário