segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Politica | PSD sublinha “rutura iminente” das Maternidades de Coimbra

Na foto: Maria do Céu Alves, Fátima Ramos, Mónica Quintela e Nuno Freitas
O PSD reuniu esta manhã com o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e com o presidente do Conselho de Administração do CHUC sobre o encerramento da urgência da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.
Mónica Quintela, cabeça de lista do PSD, sublinhou no final das reuniões que “quando a falta de um obstetra causa o encerramento de um serviço de urgência de uma maternidade estamos perante a pré-ruptura total do SNS”. De facto, o PSD confirmou que faltam 15 obstetras para as maternidades de Coimbra, além de médicos neonatologistas e pediatras, sem solução à vista. Para o PSD as graves carências de obstetras são inaceitáveis, com consequências inevitáveis no bom funcionamento dos serviços, colocando, consequentemente, em causa a segurança e vida de tantas mulheres que acorrem a esta unidade de saúde materno-infantil e dos recém-nascidos.
Em nota de Imprensa enviada à redação do Jornal Mira Online, o PSD reafirma "a importância para toda a região centro e para o país da diferenciação qualitativa das Maternidades de Coimbra que servem famílias, grávidas e recém-nascidos de toda a região centro, com valências únicas de grande complexidade clínica".
Mais, o Partido assume que "a verdade é que temos vindo a assistir ao encerramento das urgências de maternidades por todo o País, o que vem reforçar a ideia de ruptura dos serviços públicos de saúde, matéria que o PSD tem vindo sistematicamente a denunciar. Para quem, como este governo, tanto propala a defesa do SNS, fica mais uma vez evidente, que é a este que se deve a maior deterioração dos serviços de saúde desde a sua implementação". 
"Vemos agora" - continua o comunicado - "o resultado da inacção governativa da ministra Marta Temido - cabeça de lista do PS - que insiste em tratar as duas maternidades como se fossem apenas uma com fecho programado de serviços obstétricos e perinatais em Coimbra, conforme tem alertado a Ordem dos Médicos, e no absoluto desprezo no investimento urgentíssimo numa nova Maternidade em Coimbra". Trata-se de uma “emergência de saúde pública”, como também considerou hoje Nuno Freitas, médico e presidente do PSD Coimbra.
Finalizando, o "PSD elogia o esforço adicional dos obstetras e das equipas de saúde das Maternidades de Coimbra, comprometendo-se ao mais alto nível nacional na concretização da nova Maternidade de Coimbra na próxima legislatura, como garante da melhor segurança e qualidade assistencial às famílias, grávidas e crianças de Coimbra, da região e do País".

Nenhum comentário:

Postar um comentário