segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Inundações no pico do verão obrigam bombeiros a 22 intervenções em Viseu

Uma estrada chegou a ser cortada na cidade. Altice reforça equipas para recuperar danos provocados pelas trovoadas sentidas no Norte e Centro do país, durante a madrugada.
Cerca de uma hora de chuva intensa, entre as 16:00 e as 17:00 horas desta segunda-feira, em Viseu, obrigou os bombeiros a 22 intervenções devido a inundações, nomeadamente no centro da cidade. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Viseu confirmou à Renascença que chegou a ser cortada uma estrada, entre o centro comercial Palácio do Gelo e a freguesia de Repeses, mas a situação foi normalizada.
A chuva forte, pouco habitual em agosto, provocou ainda dificuldades junto ao tribunal da cidade e na entrada do parque da feira, tudo situações que fonte do CDOS garantiu serem “normais” quando chove com mais intensidade. Param além de dificuldades na circulação rodoviária, não há registo de danos materiais avultados.
VIseu é um dos cinco distritos do continente que está sob aviso laranja - o segundo mais grave de uma escala de quatro e que indica situação meteorológica de risco moderado a elevado -, devido à chuva e trovoada. Também Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão em alerta.

Altice declara “guerra” ao mau tempo

A Altice Portugal "reforçou as suas equipas no terreno", nomeadamente no Norte e Centro, regiões mais afetadas pelas trovoadas, durante o dia de domingo e esta madrugada, anunciou esta segunda-feira a dona da Meo.
De acordo com a empresa, o mau tempo provocou danos nas redes da Altice Portugal, que recuperou 50% dos 'sites' móveis.
"Largas dezenas de operacionais, técnicos e elementos de ligação da Altice Portugal estão no terreno desde o dia de ontem [domingo] a proceder a trabalhos de reposição das comunicações, que evoluem já de forma muito positiva, tendo permitido, em poucas horas, a recuperação de vários 'sites' da rede móvel nacional e a reposição de serviço de vários milhares de clientes", refere a empresa, em comunicado.
No domingo, "a Altice Portugal chegou a ter cerca de 200 'sites' móveis afetados, na maioria dos casos devido à quebra no fornecimento de energia".
Na rede fixa, há "registo de clientes afetados, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sendo que os serviços já estão a ser repostos. As equipas da Altice Portugal têm tido especial enfoque nos distritos mais afetados: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Braga, Porto e Portalegre", segundo a informação divulgada.
A empresa refere ainda que "foi aberta uma 'war room' na sede da Altice Portugal onde o trabalho das equipas no terreno e a reposição das ligações é monitorizada a todo o momento por uma equipa multidisciplinar".
RR João Pedro Barros com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário