segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

360º - As cinco horas da Super Lua Vermelha em 5 pontos (e muitas imagens) para quem esteve a dormir. Alberto Gonçalves viu o novo programa de RAP

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... literalmente "enquanto dormia", foi possível ver no céu, em Portugal, a Super Lua Vermelha de Lobo. O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. A Marta Leite Ferreira esteve sempre acordada e conta-lhe as 5 horas da Super Lua Vermelha em 5 pontos.

Vamos descodificar:
  • Esta foi uma "Super Lua" porque estava no ponto mais próximo da Terra e apareceu 14% maior e 30% mais brilhante;
  • Foi "Vermelha" (ou "de Sangue") porque assumiu essa cor ao passar no centro da sombra da Terra;
  • E foi "de Lobo" porque se tratou da primeira Lua Cheia do ano.

As fotos da Super Lua vão de Santarém ao Panamá. Reunimos as melhores imagens aqui e ainda um vídeo filmado a partir de Miami.


Mais informação importante

Rui Rio já critica o Governo. No congresso do PSD/Madeira, o líder do partido acusou António Costa de "vender ilusões" e de não ter estratégia económica: "Já diz o povo que há meias verdades que são piores do que mentiras".

Rio mudou ou não mudou, depois do desafio de Luís Montenegro? Marques Mendes acha que, se não mudou, devia. Na SIC, afirmou que "as pessoas inteligentes mudam" e avisou: "Se não fizer isso, acho que esta foi uma vitória de Pirro".

Com ou sem mudanças, no PSD continuam os sinais de descontentamento. No domingo, o ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar Branco anunciou que está formalizada a sua saída do Parlamento por divergências com o líder. "E pronto... terminou o meu ciclo na vida parlamentar", escreveu.

Não param as reações políticas ao caso do genro de Jerónimo de Sousa. Os pedidos de esclarecimento sobre os contratos da Câmara de Loures já vêm do PS, do BE e do PSD.

Os militares portugueses estiveram envolvidos em novos confrontos, durante três dias, na República Centro-Africana. Segundo as Forças Armadas, os paraquedistas estiveram "a repelir bolsas de resistência de combatentes que se reagruparam a fim de reconquistar as posições perdidas nas últimas semanas".

A mortalidade infantil em Portugal subiu 26% em 2018. A Direção-Geral de Saúde admite serem "números preocupantes", num campo em que Portugal vinha apresentando uma evolução positiva. A notícia é do CM.

Já está no local e pronto para ser utilizado o elevador que vai transportar a equipa de resgate para encontrar Julen, a criança espanhola presa num poço. A galeria horizontal vai ser escavada à mão. A operação só deve terminar amanhã.

Olavo de Carvalho, estratega de Bolsonaro, e Steve Bannon, antigo estratega de Trump, juntaram-se em Washington para um jantar de mais de duas horas. O Estado de S. Paulo deu todos os detalhes sobre a conversa.

Ronaldo vai estar amanhã em Madrid para pôr fim ao processo onde é acusado de irregularidades fiscais. O jogador português fez um pedido por escrito para entrar diretamente para a garagem da Audiência de Madrid. Invocou razões de segurança.

Quem é Stefanos Tsitsipas, o miúdo que eliminou Roger Federer no Open da Austrália? O jovem de 20 anos já fez história nos oitavos de final do Open da Austrália, em Melbourne, e este ano regressa a Portugal, para o Estoril Open.


Os nossos Especiais

Há 100 anos, com a Monarquia do Norte, a monarquia foi restaurada no Porto para combater o radicalismo da esquerda revolucionária republicana. Porque é que isso aconteceu? E porque é que fracassou? Ensaio de Rui Ramos.

Em Portugal, há um boom do ensino doméstico e cada vez mais mães ensinam os filhos em casa. Fazem-no porque procuram alternativas à escola, por motivos religiosos ou por terem filhos com necessidades especiais. A Ana Kotowicz foi perceber o fenómeno.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Marcelo, o conspirador": "O pior destes 10 dias no PSD foi a interferência de Marcelo. Que o PSD se queira autodestruir, é problema seu. Que o Presidente não saiba agir dentro dos seus limites institucionais, é problema nosso".

Luís Rosa escreve "O Bloco é de extrema-esquerda?": "O BE quer destruir o capitalismo, vê o mercado como nocivo para as relações humanas, o Estado como o único proprietário e a intolerância política como arma. Puro extremismo vestido de vermelho".

João Carlos Espada escreve "Um ‘Ovni’ britânico? Chama-se democracia…": "No debate britânico, não há violência nas ruas, nem ‘coletes amarelos’. Tudo tem ocorrido ordeiramente no Parlamento — a mãe de todos os Parlamentos, desde pelo menos a Magna Carta de 1215".

Helena Matos escreve "Salazar": "Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política".

João Marques de Almeida escreve "Ao centro, o PSD não ganhará eleições": "Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS".


Notícias surpreendentes
 
O novo programa de Ricardo Araújo Pereira na TVI estreou ontem e Alberto Gonçalves viu cada um dos seus 21 minutos. Depois, escreveu um texto sobre humor e política e assegurou-nos: "Não houve sinal do professor Marcelo. Se houve, o sinal caiu".

Nos anos 80 foram as discotecas da moda e atraíam milhares de pessoas à região Centro, mas agora estão abandonadas. Green Hill, Via Latina, Repvblica e Hot Rio Stressless ficaram reduzidas a paredes, como pode ver nas imagens.

Uma t-shirt das Spice Girls que está no centro de uma campanha a promover a igualdade de género é feita numa fábrica do Bangladesh onde as mulheres recebem 40 cêntimos à hora. Uma investigação do Guardian denunciou o caso e os envolvidos (incluindo as Spice Girls) dizem-se "chocados".

Madonna voltou a mostrar Lisboa. A cantora partilhou um vídeo a fumar à janela da sua casa em Portugal. "Mal posso esperar por partilhar tudo o que me inspirou em Lisboa", escreveu. O novo álbum deverá ter inspiração portuguesa.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário