segunda-feira, 25 de março de 2019

Município de Águeda convida entidades a assumirem um papel ativo no combate às alterações climáticas


Seguindo o exemplo da Manchester Arts Sustainability Team (MAST), Águeda vai procurar responder de forma criativa e ativa às alterações climáticas, juntando-se a uma rede de outras 5 cidades europeias que procuram desenvolver estratégias para combater as alterações climáticas a nível local. 

A Manchester Arts Sustainability Team (MAST) é uma rede de 30 organizações que foi criada em 2010 para permitir que o setor artístico e cultural de Manchester (Reino Unido) contribua para as metas de mudanças climáticas da cidade. Em 2016, os membros do MAST participaram do Manchester Climate Lab, um programa de atividades experimentais para testar diferentes técnicas de incentivo e inspiração para as pessoas agirem sobre as mudanças climáticas. 

Com base nesse programa de sucesso, surge o projeto URBACT C-Change cujo principal objetivo é replicar o modelo desenvolvido por esta entidade, mobilizando em Águeda os setores de arte e cultura para contribuir com ações locais que visam a redução das emissões de CO2 e a sensibilização da demais comunidade para as alterações climáticas.

Neste âmbito, o Município de Águeda convida todas as associações, artistas e cidadãos interessados em participar ativamente neste projeto, para uma sessão de apresentação e esclarecimentos que decorrerá no dia 3 de abril, pelas 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. Algumas das ideias e propostas que venham a surgir, poderão ser implementadas em conjunto com o Município, durante o período de execução do projeto. 

O projeto C-Change do qual o Município de Águeda faz parte é liderado por Manchester, e conta com as cidades parceiras de Wroclaw (Polónia), Mantova (Itália), Gelsenkirchen (Alemanha), Sibenik (Croácia), e tem uma duração de dois anos (janeiro de 2019 a dezembro de 2021). 

Mais informações e inscrição através dos e-mails: cultura@cm-agueda.pt ou sustentabilidade@cm-agueda.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário