terça-feira, 26 de março de 2019

Semana da Educação e Juventude aborda multiculturalidade na Marinha Grande



Resultado de imagem para marinha grande


A XV Semana da Educação e Juventude (SEJ), subordinada ao tema “Multiculturalidade”, decorre na Marinha Grande, de 2 a 6 de abril, com organização da Câmara Municipal e o apoio das instituições de ensino e agentes de proteção civil do concelho.

A edição de 2019 apresenta cerca de uma centena de iniciativas, entre exposições, espetáculos, atividades radicais, torneios desportivos, workshops, conferências, entre outras.

Sob o tema “Multiculturalidade”, a XV SEJ divulga os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; estimular a interculturalidade através da divulgação de exposições, conferências e workshops; e dar a conhecer esta importante realidade cultural no contexto atual do concelho da Marinha Grande.

Esses projetos vão estar expostos em espaços municipais localizados no Centro Tradicional da cidade ou nas respetivas escolas.

A SEJ tem como objetivos divulgar os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas; envolver toda a comunidade; estimular o gosto dos jovens pelas áreas da leitura, expressões artísticas e cultura científica; desenvolver a efetiva cidadania e consciência ecológica; divulgar as boas práticas entre as escolas; valorizar a capacidade empreendedora e concretizadora da comunidade educativa; e dar a conhecer a oferta educativa do concelho.

A XV SEJ pretende envolver jovens estudantes, pais e encarregados de educação, professores, psicólogos, conselheiros e orientadores escolares e, de uma maneira geral, todos os que se interessam pelas áreas da educação e juventude, na região centro e em particular na Marinha Grande.

A Muticulturalidade é bem visível nas escolas do concelho da Marinha Grande. No ano letivo 2018/2019 são 24 as diferentes nacionalidades de alunos que frequentam as nossas escolas, nomeadamente: 
Afeganistão, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, França,  Guiné-Bissau, India, Letónia, Moldávia, Paquistão, Portugal, Roménia, Rússia, Senegal, Suíça, Tailândia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Usbequistão e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário