terça-feira, 26 de março de 2019

No fim de semana de 6/7 de Abril | CASTELO DE PAIVA VOLTA A CELEBRAR DIA NACIONAL DOS MOINHOS – MOINHOS ABERTOS

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS - Sociedade Internacional de Molinologia, sendo que, no concelho de Castelo de Paiva esta celebração estará centrada noMoinho de Cabril, na freguesia de S. Martinho, com a realização de visitas e várias actividades.
     Com esta acção, pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral, sendo que, nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país, com o registo de que, cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.
     Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração do seus proprietários / associação e o apoio municipal, vão estar abertos ao público o Moinho de Cabril,localizado no lugar de Cabril, freguesia de S. Martinho, aberto entre as e as 17 horas, e aAtafona do Linho, localizada no Parque das Tílias, em Sobrado, que no Sábado, estará aberto entre as 10 e as 16 horas e no Domingo, entre as 10 e as 13 horas.
Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que, conforme refere Armando Carvalho Ferreira, da Rede Portuguesa de Moinhos, nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.
A edilidade paivense volta a colaborar na divulgação da iniciativa como forma de apoio, ajudando a potenciar a adesão dos visitantes aos moinhos que vão estar abertos no concelho e para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro, os interessados devem contactar através do telefone 214324358 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com, com programa detalhado a nível nacional a ser disponibilizado em www.moinhosdeportugal.org.



Nenhum comentário:

Postar um comentário