segunda-feira, 27 de maio de 2019

Évora | Dia Mundial da Criança festejado nas Piscinas Municipais de Évora



A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com diversos parceiros, assinala o Dia Mundial da Criança 2019 com um programa cujo ponto alto é no dia 31 de Maio, nas Piscinas Municipais. Neste dia serão dinamizadas atividades lúdico-pedagógicas e de expressão física e motora entre as 9 e as 16 horas, para os alunos das Creches, Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Tais actividades encontram-se organizadas em 38 estações, dando oportunidade às crianças de brincar e participar em atividades desportivas, culturais, lúdicas, nomeadamente: vólei, circuito de prevenção rodoviária infantil, basquetebol infantil, artes marciais infantis, expressão dramática, laser run, 5 ao dia, crescer com saúde, slide, patinagem, badminton, hip hop, jogo verdade e consequência, danças urbanas, ténis, atividades aquáticas, pinturas faciais, insufláveis, entre outras.

Estão inscritos mais de 30 Estabelecimentos de Educação e Ensino Público e Privado, com valências de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo do ensino Básico, num total de cerca de 1300 crianças/alunos.

As turmas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da EPRAL vão dinamizar um conjunto de atividades para creche, jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico. A turma do Curso de Artes do Espetáculo e Interpretação da Escola Secundária André de Gouveia apresentará o espetáculo musical “Comer, Comer, Comer” e animará a iniciativa ao longo da manhã; e as turmas do 10º e 11º ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria irão apoiar a execução de atividades. A Companhia de Artes Performativa “XPTO” e a empresa de animação Néroca também animarão a iniciativa.

Este evento conta com a colaboração de diversos parceiros, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas de Évora, o 5 ao Dia/Maré, a GARE, PSP, ARSA/UCC, Associação de Futebol de Évora, União das Freguesias de Nª Sra. da Tourega e Nº Sra. de Guadalupe, EPRAL e GNR. Haverá igualmente a participação do Serviço Veterinário Municipal através do Projeto Fiel, do Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar EducArte e de professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Aliaram-se ainda, como parceiras, as farmácias eborenses Teixeira, Ferro, Galeno, Avó e Horta das Figueiras, que doaram protetores solares.

Para o dia 7 Junho, está prevista a festa de Final de Ano “CulturÉvora – Évora Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura”, entre as 21 e as 22:30 horas, na Arena de Évora. É dinamizada por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e destinada a toda a Comunidade Educativa (a entrada gratuita para a comunidade educativa mediante o levantamento de bilhetes nas escolas e Arena d’ Évora).

O programa inclui ainda, de 27 a 30 de Maio “À descoberta dos bonecos de Santo Aleixo”, no âmbito do Projeto Municipal “Artes À Escola”, a partir das 10 horas, no Teatro Garcia de Resende, para os alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclo (entrada gratuita mediante inscrição prévia ou reserva através do email artesaescola@cm-evora.pt).

De 28 Maio e 1 de Junho, tem lugar “Brincar é um direito! - A Ludoteca assinala o Dia Mundial do Brincar e o Dia Mundial da Criança com atividades lúdicas”, que incluem brincadeira livre, modelagem de balões, massa de cores, pinturas, dança urbanas, pinturas faciais e insuflável. O programa tem lugar entre as 10 e as 12 horas e das 16 às 19 horas, na Ludoteca - Parque Infantil Almeida Margiochi. Foi preparado para as crianças das Creches, Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (mediante marcação prévia) e Famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário