terça-feira, 13 de agosto de 2019

NORTE | Realizado no âmbito das grandes festas de S. Lourenço, UNIÃO DE FREGUESIA DE SOBRADO E BAIRROS PROMOVEU CONCURSO NACIONAL DE GADO BOVINO

Mais de 100 exemplares das raças arouquesa e minhota

No âmbito das grandes festas de S. Lourenço, a União de Freguesia de Sobrado e Bairros promoveu na manhã de Sábado, mais uma edição do Concurso Nacional de Gado Bovino, cumprindo assim uma velha tradição das festividades, num evento que juntou cerca de 100 exemplares das raças Arouquesa e Minhota, pertencentes a mais de duas dezenas de criadores de vários concelhos da região Norte.

Traduzindo-se num investimento de mais de 5000 mil euros desta autarquia, esta edição de 2019 foi um sucesso, desde logo pelo local onde foi realizada, mais funcional e prático para a carga e descarga dos animais e para a avaliação do júri, mas também pela forte adesão de criadores, oriundos de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Resende, Baião, sendo também distinguidos criadores da raça minhota de Amarante, Lousada e Guimarães.

No total estiveram presentes 50 exemplares da raça arouquesa e 30 da raça minhota, para além de dezena e meia de exemplares pertencentes a criadores de Castelo de Paiva, que se sujeitaram a uma avaliação criteriosa de uma equipa exigente liderada pelo veterinário municipal António Borges.

Na cerimónia de entrega de prémios, marcou presença o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, para além de outros elementos do Executivo Municipal, autarcas da Assembleia Municipal e da União de Freguesias de Sobrado e Bairros,dirigentes associativos e patrocinadores do evento.

O presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou a importância e a grandeza deste Concurso Nacional, como um forte incentivo e estimulo aos criadores da região, louvando a iniciativa da autarquia de Sobrado e Bairros em promover este concurso de âmbito nacional e mostrou-se satisfeito pelos esforços que, no espaço concelhio, estão a ser dados, no sentido de apoiar os criadores, lutar pela promoção e preservação da Raça Arouquesa, realçando também o trabalho que tem sido desenvolvido pela ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, com sede emCinfães e delegação em Castelo de Paiva, evidenciando também o grande esforço e o empenhamento feito pelos agricultores e criadores que ainda apostam nesta raça autóctone, cuja carne suculenta tem denominação de origem protegida e está certificada desde 1998.

O autarca local, José António Vilela, mostrou-se agradado pelo sucesso da organização do concurso, agradeceu depois a boa adesão dos criadores, com a presença de exemplares de excelente nível, ao mesmo tempo que se mostrou feliz e entusiasmado por se continuar a apostar nestas raças e na sua divulgação nacional, elogiando o apoio disponibilizado pela edilidade local a titulo de incentivos, e pela colaboração de outras entidades e patrocinadores para a concretização de mais esta edição de um concurso nacional que já é uma referencia concelhia. 


Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário