terça-feira, 5 de novembro de 2019

Região de Aveiro | O Município de Águeda foi distinguido como um dos mais sustentáveis do país.


Ambiente e Sustentabilidade
A cerimónia de atribuição dos galardões ECO XXI, decorreu no dia 25 de outubro.

Águeda atingiu este ano, a mais alta pontuação de sempre, integrando um restrito lote de sete municípios que alcançaram mais de 80%.

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos :
a educação no sentido da sustentabilidade;
a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.



Entre as medidas adoptadas pelo Município de Águeda e que valeram esta distinção, destacam-se:
- Ações de sensibilização ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável e ciência, que o Município desenvolve junto das escolas e comunidade.
- As medidas de eficiência energética implementadas onde se destacam as medidads inseridas no Laboratório Vivo para a Descarbonização.
- A gestão de resíduos, em particular as taxas de valorização dos resíduos recicláveis.
- As medidas tomadas no âmbito do Turismo Sustentável, em particular as ações de combate à sazonalidade, como por exemplo a realização do Evento de Natal em Águeda, entre outras que passam pela qualidade da água da rede pública bem como da qualidade do ar.

Sobre o prémio recebido, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, referiu: “Conseguimos a pontuação mais elevada de sempre, o que demonstra o grande compromisso da Autarquia em implementar medidas que contribuam para a melhoria do ambiente e sustentabilidade do concelho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário