sábado, 8 de abril de 2023

Marcelo e Lula vão entregar Prémio Camões a Chico Buarque a 24 de abril

A cerimónia acontece durante a visita oficial de Lula da Silva a Portugal e vai decorrer no Palácio Nacional de Queluz.
A cerimónia de entrega do Prémio Camões 2019 ao brasileiro Chico Buarque já tem data marcada. Vai acontecer no dia 24 de abril, num evento que vai contar com a presença dos Presidentes Marcelo e Lula da Silva, informou o Ministério da Cultura.
Integrada na visita oficial de Lula da Silva a Portugal, a cerimónia está marcada para as 16:00 de 24 de abril no Palácio Nacional de Queluz.
Recorde-se que esta cerimónia de entrega do Prémio Camões 2019 chegou a estar marcada para 25 de Abril de 2020, mas acabou por ser adiada devido à pandemia. Na altura, a data tinha sido escolhida especialmente pelo cantor brasileiro, que compôs a música "Tanto Mar" em homenagem à Revolução dos Cravos.
O valor total do Prémio Camões é de 100 mil euros, divididos entre Brasil e Portugal.
Para o júri do Prémio Camões, a maior distinção literária de língua portuguesa, a escolha de Chico Buarque deveu-se à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e o “caráter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.
O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.

SIC Notícias
Imagem:TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário