terça-feira, 11 de julho de 2017

Eu, Psicóloga: Como você lida com dilemas éticos? Faça estes testes e descubra.

Uma pesquisa publicada no periódico Science em 2001 pela equipe do psicólogo, neurocientista e filósofo Joshua D. Greene submeteu voluntários a situações hipotéticas que põem em conflito duas decisões possíveis na resolução de um problema: uma ética, que desafia a emoção, e outra racional, que, apesar de mais vantajosa do ponto de vista lógico, demanda mais sangue frio que o comum. 

Durante o teste, Greene analisou a massa cinzenta de suas cobaias com uma máquina de ressonância magnética para medir quais parcelas de lógicae sentimento são aplicadas  na hora de resolver os dilemas.

A análise da tomada decisões em situações fictícias é um método disseminado na psicologia e na neurociência, e já foi aplicado, desde então, tanto em psicopatas quanto em pacientes em recuperação após a perda de certas regiões do cérebro. Em geral, esses testes são divididos em três categorias: os que não tem implicações éticas, os que têm implicações éticas graves mas não afetam pessoas próximas, e os que têm implicações éticas graves e afetam diretamente pessoas próximas.

Em um estudo notável de 2007 publicado na Nature, por exemplo, pessoas que haviam perdido regiões do cérebro associadas à vergonha, culpa ou empatia após um derrame ou a extração de um tumor se mostraram mais propensas a continuar tomando decisões lógicas mesmo nos testes do terceiro tipo, em que o destino de uma pessoa próxima está em jogo.

Quinze anos depois, a lista de 60 dilemas que foi aplicada na ocasião está disponível no site da Science, e você pode coçar um pouco a cabeça pensando no que faria em situações que vão das mais bobas, como a compra de um computador, às mais cruéis, que envolvem escolher quantas pessoas é melhor matar. Abaixo segue alguns que você pode tentar responder:

- Você quer comprar um novo computador. No momento o computador que você quer custa R$1000. Um amigo que conhece a indústria informática lhe contou que o preço do computador irá cair pela metade até o próximo mês. Se você esperar até o próximo mês você terá de usar seu computador antigo por algumas semanas a mais do que deveria. Você ainda poderá, porém, continuar fazendo tudo que precisa fazer no computador antigo nesse intervalo.

É adequado usar o computador antigo por mais algumas semanas para economizar R$ 500 na compra do novo daqui algumas semanas?

2 - Você é um deputado. A câmara está decidindo entre duas políticas públicas diferentes que envolvem danos ao meio ambiente.A política A tem 90% de chance de não causar nenhuma morte e 10% de chance de causar 1000 mortes. A política B tem 92% de chance de não causar nenhuma morte e 8% de chance de causar 10000 mortes.


É apropriado votar na política A ao invés da B?

3 - Você é o dono de um pequeno negócio e está tentando fazer as contas fecharem no final do mês. Você percebe que pode diminuir o valor de seus impostos fingindo que algumas de suas despesas pessoais são, na verdade, despesas do seu negócio.

Você pode, por exemplo, fingir que o sistema de som do seu quarto está sendo usado para tocar música ambiente na sala de espera do escritório, ou alegar que alguns jantares com sua esposa foram, na verdade, jantares de negócios.

É adequado fingir que gastos pessoais são gastos da empresa para diminuir a carga tributária?

4 - Você é um consultor e trabalha para um grande cliente corporativo. Você teve acesso a uma informação confidencial que é muito útil para investidores. Você também tem um amigo no mercado de ações. Você deve a esse amigo uma grande quantidade de dinheiro.

Dando a esse amigo a informação, você o ajudará a ganhar muito dinheiro, muito mais do que você está devendo. Fazendo isso, você quitaria sua dívida. Por outro lado, esse tipo de vazamento de informação é proibido por leis federais.

É adequado liberar essa informação para seu amigo para quitar sua dívida pessoal?

- Uma epidemia viral se espalhou pelo globo e matou milhões de pessoas. Você é um cientista e desenvolveu duas substâncias. Uma delas, você sabe, é uma vacina. A outra é letal. Você não sabe qual é qual. Os frascos não estão identificados. Se você souber qual deles contém a vacina, você poderá usá-la para salvar milhões de vidas.

Há duas pessoas sob seu cuidado. O único jeito de identificar o frasco correto é injetar cada uma das substâncias em uma das pessoas. Uma irá viver, a outra, morrer.

É adequado matar uma dessas pessoas com uma injeção letal para identificar uma vacina que poderá salvar milhões de vidas?

- Você é o líder de um pequeno grupo de soldados. Você está voltando de uma missão no território inimigo durante a qual um de seus homens pisou em uma armadilha plantada pelo inimigo e está gravemente ferido. A armadilha estava conectada a um transmissor de rádio que já informou o inimigo da sua presença, e um ataque está a caminho.

Se o inimigo encontrar o homem ferido abandonado, ele será torturado e morto. Por isso, ele implora para não ser deixado para trás. Se você tentar resgatá-lo, porém, o grupo todo ficará mais lento e será capturado. A única maneira de impedir que ele seja torturado é você mesmo matá-lo com um tiro.

É adequado matar o soldado para evitar que ele seja torturado pelo inimigo?

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário