terça-feira, 11 de julho de 2017

Observatório sírio confirma morte de líder do Estado Islâmico


Estados Unidos dizem não ter dados para corroborar a informação

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse hoje ter a confirmação de que o líder do Estado Islâmico está morto. A informação terá sido dada à organização não governamental por elementos importantes na hierarquia do grupo.

A Rússia anunciou no mês passado que poderia ter matado Abu Bakr al-Baghdadi num ataque aéreo em Raqa, na Síria, mas os Estados Unidos alegaram não poder confirmar essa informação. Agora, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sedeado em Londres, diz ter a confirmação da morte do líder dos extremistas islâmicos.

Segundo o diretor da organização disse à Reuters, as suas fontes são bem colocados dentro do Estado Islâmico, mas não lhe deram informações acerca da data em que terá ocorrido a morte de Abu Bakr al-Baghdadi.

O departamento da defesa norte-americano mantém que não tem dados para corroborar a informação, que a ser verdade representará uma das maiores derrotas do grupo e um grande sucesso para a Rússia, que lidera uma ação militar em apoio ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, desde setembro de 2015.

As movimentações do líder do Estado Islâmico foram desconhecidas durante algum tempo, ainda que as autoridades acreditem que este se encontrasse em Mossul, no Iraque, até que a coligação liderada pelos EUA começou as tentativas de terminar com o domínio terrorista na cidade, no final de 2016.

A única vez que Baghdadi apareceu em público, reclamando a criação do califado do Estado Islâmico, foi num vídeo divulgado em junho de 2014, no qual é visto a fazer um sermão em Mossul depois de o grupo terrorista ter conseguido o controlo da cidade.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário