sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

360º - Trapalhadas, recortes de jornais e invenções: as entrelinhas do debate Rio-Santana; e depois da Raríssimas, as suspeitas na Fundação O Século

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o primeiro debate entre Santana Lopes e Rui Rio ficou marcado por muitos ataques sobre o passado e uma concordância quase total sobre o futuro. Nos 70 minutos em que os dois candidatos à liderança do PSD estiveram frente a frente na RTP a apresentar argumentos para as eleições que são já sábado, 13, Santana virou as "trapalhadas" de que Rio o acusou contra o adversário e ainda o colou a Costa. Quanto a propostas, houve poucas divergências. Está tudo no liveblog onde seguimos o o que se chegou a parecer a um combate de boxe e condensado nestes sete pontos que resumem o confronto onde só Marcelo e a regionalização ficaram de fora. Os leitores do Observador acham que ganhou Santana.

Mas mais importante do que o que eles disseram, foi o que eles quiseram dizer. Por isso o Miguel Pinheiro e o Vítor Matos traduziram as entrelinhas do debate: entre trapalhadas, recortes de jornais e invenções, eis a descodificação das insinuações e das recriminações de Rio e Santana. Tem também um fact check ao que ambos argumentaram, com coisas certas, mas também mentiras e meias-verdades

Antes do debate, Rio e Santana tinham estado ao lado de Passos Coelho na apresentação de um livroO ainda líder dos sociais-democratas apenas lhes pediu humildade. O Rui Pedro Antunes também já tinha lido as duas moções, para encontrar as 17 ideias que os unem e separam.


Por falar em saúde, mais concretamente na gripe que está a começar a atacar (eu que o diga), os hospitais já libertaram mais 700 camas para responder à epidemia (que ainda está entre leve a moderada), escreve o Público.

Nota ainda para as medidas sobre o alojamento local, que hoje serão discutidas no Parlamento. A definição de quotas por parte das câmaras e a autorização dos condomínios são as questões mais polémicas.

Uma alerta também para as falhas de segurança graves que começaram na Intel, passaram para os processadores de vários computadores e atingiram a AppleA marca lançou um aviso sobre a vulnerabilidade a que ficam sujeitos Mac's e iPhone's.

Outra informação importante 
Depois do caso Raríssimas, há agora suspeitas de vários crimes na Fundação O Século. O presidente e o vice-presidente foram constituídos arguidos depois de buscas na PJ na sede desta IPSS. São suspeitos de terem usado cartões de crédito da instituição para pagar despesas pessoais, viagens e jantares incluídos. E também de “contratação abusiva de familiares” para cargos da fundação. Ou seja, comportamentos semelhantes aos de Paula Brito e Costa na Casa dos Marcos. Emanuel Martins já negou e diz-se de "consciência tranquila".

Paulo Cafôfo, o presidente da Câmara do Funchal, também se diz de "consciência tranquila". Foi constituído arguido, a par do Chefe de Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, pelo caso da queda da árvore que matou 13 pessoas e feriu 50 durante as festas da Srª do Monte, em agosto do ano passado

Outro arguido: o comandante operacional dos GOE que responsável pela operação contra o assalto a uma carrinha de valores na semana passada. Houve fuga, perseguição e troca de tiros e um dos assaltantes foi baleado e acabou por morrer.

Nas reações à lei do financiamento, cada cavadela... Jorge Lacão veio justificar as reuniões à porta fechada e a falta de actas com os mesmos métodos já usados por si próprio no passado. Deu o exemplo do acordo "secreto" que negociou com o PSD para a revisão constitucional de 97. Esqueceu-se foi de dizer que teve de se demitir de líder da bancada parlamentar do PSD, acusado de esconder esse acordo aos seus próprios deputados.

Lei do financiamento dos partidos que só vai voltar a ser debatida no final de fevereiroFoi um pedido do PSD, que quer fazer a discussão do diploma vetado pelo Presidente depois do congresso social-democrata. O CDS já tem planos A e B.

No caso IURD há um novo capítuloA mulher do líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus em Portugal confirmou à TVI as adoções ilegais denunciadas na investigação “O Segredo dos Deuses”.

A Caixa Geral de Depósitos conseguiu-se desfazer dos créditos que tinha sobre o resort de luxo de Vale de Lobo, o negócio feito por Armando Vara e investigado no caso José Sócrates.Vendeu-os por 222,9 milhões de euros ao fundo português ECS.

Já são conhecidos os 60 alimentos proibidos nos menus dos hospitais: a partir de 30 junho não há salgados, nem fast-food, nem enchidos, nem bolachas ou cereais, muito menos arroz doce ou uma coca cola. As alternativas são apenas 17. José Manuel Fernandes e Ana Bravo já falaram destas proibições.

Vamos lá a uma boa notícia: a CP está a vender bilhetes Lisboa-Porto e Porto-Lisboa a cinco eurosOs bilhetes são postos à venda esta sexta-feira, mas as viagens têm de ser feitas entre 14 de janeiro e 14 de março.

Em Espanha continuam a conhecer-se mais detalhes do assassínio da adolescente Diana Quer. "El Chicle", o homem que confessou tê-la matado depois de a tentar violar, está isolado e incomunicável na prisão. Peça chave para o processo foi o testemunho de uma outra jovem que contou como conseguiu escapar ao violador. A investigação passou por 8 momentos decisivos, como pode ver neste vídeo.

Já nos EUA, a Grayson, uma tempestade rara de frio, está a congelar o país, que já tem em alguns locais temperaturas como as do planeta Marte. Por causa deste ciclone-bomba, até as Cataratas do Niágara estão congeladas e a costa leste vive um autêntico caos.


E a Coreia do Norte aceita mesmo conversações com Seul.

Os nossos Especiais 

Afinal que revolução é esta que está a acontecer no Irão? Quem está por detrás das manifestações? O que querem os manifestantes? A Cátia Bruno fez um explicador com nove perguntas e respostas que lhe respondem a todas as dúvidas.

O Irão foi de resto o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto se haverá esperança para reformas democráticas iranianas.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o debate Rio-Santana: "O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal?"
  • João Marques de Almeida também já escreveu sobre as eleições no PSD: "Mais de de 40 anos depois do 25 de Abril, não estará na altura do PSD e do CDS de cuidarem dos seus? Se continuarem a não fazê-lo, outros o farão. E aí é que Portugal será mesmo um país de esquerda".
Notícias surpreendentes
Começam a surgir as primeiras novidades na literatura para este novo ano. As coleções de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro vão ganhar títulos novos no catálogo da Tinta-da-China e a Presença vai publicar o novo livro de Philip Pullman e a edição da revista "Monstros Fantásticos".

Quanto a séries, se é fã da "Guerra dos Tronos" vai ter de esperar. A nova temporada só chega em 2019A oitava e última temporada terá seis episódios, mas ainda não tem data de estreia.

Passemos então a comida. Porque amanhã, Dia de Reis, vai haver um Lisbon Beer District em Marvila, que junta três produtores de cerveja artesanal. E também porque a CNN publicou o ranking das 40 melhores dietas do mundo: há para todos os gostos e necessidades  

Para o fim, um bocadinho de bisbitolhice. Para espreitar a nova casa de Madonna em Lisboa: é o Palácio do Ramalhete, aquele que se pensa ser o de "Os Maias" de Eça de Queirós.

O fim de semana é de Dia de Reis, mas isso não vai impedir Observador de dar todas as outras notícias que não envolvam monarquia ou festejos. É só clicar para boas leituras

Bom fim de semana (que parece que vai ser muito frio e chuvoso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário