sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

360º - O que falta em Lisboa? "Onde gastar o dinheiro". Mais: as 6 contradições de Pedro Dias em tribunal; a guerra entre os deputados do PSD

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O prazo para validar as despesas no e-factura acabava ontem à meia-noite, mas aconteceu o de sempre: nas últimas horas, o site foi abaixo com tantos acessos e a Autoridade Tributária acabou por dar mais 24 horas aos contribuintes. Aproveite e, desta vez, não espere pelas 23h55 para tratar disso.

Os hospitais públicos têm 500 milhões nos cofres para pagar dívidas a fornecedores, mas o dinheiro está congelado há um mês por ordem do Ministério das Finanças. A notícia é do JN.

Isto quer dizer que o Estado não tem dinheiro? Bem: o número de funcionários públicos aumentou em 2017. E pelo terceiro ano consecutivo. As estatísticas oficiais foram divulgadas ontem.


Mais informação importante
O congresso do PSD começa hoje e os deputados do partido estão algures entre o estado de guerra e o modo novela. Fernando Negrão anunciou ontem a sua candidatura a líder da bancada, mas não mostra especial vontade de lutar ou de ganhar. Esta frase diz tudo: "Não vou fazer nada para unir porque não vou obrigar as pessoas a votarem em mim. Limitar-me-ei a aguardar o resultado".

Negrão tem o apoio de Rui Rio, mas precisa de mais do que isso. Ontem, quem falasse com os deputados que o terão de eleger ouvia mais críticas do que elogios. Um apoiante do novo líder do partido resumiu tudo: "Isto na quinta-feira [dia da eleição] pode correr mal".

Hugo Soares, o antigo líder da bancada que foi sumariamente dispensado por Rio, está a aproveitar este estado de espírito. Em entrevista à SIC, disse que "o presidente do grupo parlamentar não pode estar nunca nas mãos do presidente do PSD".

A pressão sobre Rio também vem de fora. Assunção Cristas disse que as coligações pré-eleitorais com o PSD foram "uma exceção" e que os partidos devem "caminhar cada um por si".

De qualquer forma, hoje começa o fim de semana de Rui Rio. No congresso, que vai de sexta a domingo, o novo líder tem de mostrar o que quer. A Rita Dinis foi analisar o que o novo líder do PSD diz, mas não escreve na moção que vai ao congresso

Os professores marcaram ontem quatro dias de greve para março. Param entre 13 e 16, em diferentes pontos do país.

Na Ryanair também há greve. Os tripulantes de cabine paralisam três dias em março e três dias em abril.

A Altice perdeu um acionista de referência por causa dos resultados fracos em França. A Carmignac Gestion desfez-se de toda a sua participação na empresa.

O Ministério Público pediu a pena máxima para Pedro Dias: 25 anos de prisão. E destacou as razões “mesquinhas”que o levaram a matar três pessoas e a tentar matar uma quarta.

Antes, Pedro Dias tinha passado toda a manhã a contar a sua versão dos factos. Segundo ele, as coisas são muito simples: matou um GNR porque foi espancado antes e perdeu a cabeça; e quem matou o casal que se cruzou no seu caminho foi outro guarda, que seguia com ele num carro. Quanto à agressão a uma mulher que tinha sequestrado, tratou-se apenas de uma queda involuntária.

Há seis contradições fundamentais em tudo isto e o relato de Pedro Dias choca diretamente com outros testemunhos e com as provas. A Cátia Bruno e o João Francisco Gomes leram os documentos e analisam ao detalhe o que está em causa.

O Tribunal da Relação decidiu libertar Raul Schmidt, arguido do caso Lava-Jato, enquanto é avaliado um "pedido de revisão de sentença". Mas mantém-se a decisão de o extraditar para o Brasil.

Afinal, ainda não há uma decisão sobre o recurso de José Sócrates a solicitar a recusa de Carlos Alexandrecomo juiz de instrução criminal da Operação Marquês. Tudo porque a decisão seria tomada por uma magistrada que pediu escusa por ser vista como próxima do PS. A notícia da agência Lusa que dizia o contrário estava errada.

Um sem-abrigo português, um antigo modelo de 35 anos, morreu ao frio numa estação de metro próxima do Parlamento britânico. Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, enviou flores e escreveu um postal em sua homenagem.

Na Flórida, sabe-se agora que os professores foram avisados há um ano, através de um email, que Nikolas Cruz era perigoso. Há cinco meses, um utilizador com o mesmo nome do autor do tiroteio ameaçou numa página do YouTube que o ia fazer. E o FBI sabia.

Ao mesmo tempo que se sabe mais sobre o jovem que matou 17 pessoas no tiroteio, conhecem-se também detalhes sobre a vida das suas vítimas.

O Sporting venceu o Astana por 3-1 na Liga Europa. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "veio o intervalo, Logvinenko vestiu-se de Borat e o filme foi uma curta de 15 minutos".

Com Bas Dost ausente, é a dupla Bruno Fernandes/ Gelson Martins que dá gás ao Sporting, numa relação dentro e fora de campo. O primeiro soma 11 golos e o segundo dez.

No final do jogo, veio o momento Calimero do dia. Bruno de Carvalho fez questão de dizer: "Possivelmente este foi o meu último jogo como presidente do Sporting".

Em Marselha, o Sporting de Braga perdeu por 3-0 e tornou mais difícil a sua continuação na Liga Europa.


Os nossos Especiais
 
O que falta em Lisboa? Falta “onde gastar o dinheiro”. Esse é o único defeito que os estrangeiros que compram casa cá vêem na cidade. De resto, para brasileiros, franceses, turcos, sul-africanos ou ingleses, tudo é perfeito. Se para as classes médias e para os jovens é cada vez mais difícil conseguir viver no centro de Lisboa, quem trabalha nas gamas altas do setor imobiliário descreve uma “época dourada”. Será uma bolha?, pergunta o Edgar Caetano.
 
O que se passa nas crises silenciosas que desestabilizam a Europa? Nunca foi tão difícil formar um Governo na Alemanha e nunca Angela Merkel esteve tão fragilizada. Também nunca se imaginou que Silvio Berlusconi regressasse e fosse o menor dos males em Itália. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto tentam responder à pergunta no Conversas à Quinta desta semana.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "António Costa: uma coisa em Portugal, outra coisa em Espanha": "Costa disse ao ABC ter aprendido que “precisamos de ter políticas claras”. Mas com a actual solução política, tudo está no ar. Nunca saberemos ao certo o que é este governo e para onde leva o país".

José Manuel Fernandes escreve "Um dia vai ser proibido ser católico": "As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm".

João Cândido da Silva escreve "Serpentinas, papelinhos e uma pirueta": "Portugal não crescia tanto desde 2000. É uma boa notícia, mas também a cereja no topo de um bolo em que a receita é dominada pela fantasia".


Notícias surpreendentes

Nas vésperas do Festival da Canção, Salvador Sobral deu a sua primeira entrevista após ter sido operado. O vencedor do Festival Eurovisão diz que, neste momento, não quer saber quem lhe deu o coração.

Salvador Sobral anunciou que, no seu novo disco, vai ter a colaboração de músicos como Mário Laginha e Samuel Úria e de escritores como Miguel Esteves Cardoso e Gonçalo M. Tavares. Antes da entrevista, divulgou no seu Facebook um excerto de uma "novíssima canção".

As 47 fotografias nomeadas para o World Press Photo mostram o mundo de formas muito diferentes:manifestações na Venezuela, a realidade dos refugiados Rohingya, ataques terroristas nos Estados Unidos e no Reino Unido, ameaças à diversidade animal e as tradições espalhadas pelo planeta. Veja-as aqui.

Em Milão, uma criança de 2 anos caiu na linha do metropolitano quando estava correr atrás de um brinquedo. Havia apenas 90 segundos para o salvar, antes que o metro seguinte chegasse. Neste vídeo, vê-se como isso aconteceu.

Prepare-se então para o fim de semana, mas saiba que vamos estar a cobrir o PSD de forma intensiva. Vai ter todas as novidades em direto aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário