domingo, 25 de fevereiro de 2018

Hora de Fecho: Foi queimada viva porque achavam que era o diabo

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Em fevereiro de 1933, Arminda foi queimada viva porque os vizinhos achavam que estava possuída pelo diabo. O Observador foi ao local onde se juntou um crime, várias bruxas e um regresso à Inquisição.
Sete mulheres denunciam clima de "clube de rapazes" na agência UNAids. VIce-diretor Luiz Loures nega acusações, mas anunciou que renunciará ao cargo.
Washington Edison Prado alegou que era membro das FARC e elegível para amnistia, mas de nada lhe valeu: foi mesmo extraditado por gerir uma operação de exportação de cocaína para os EUA.
O general norte-coreano é um antigo guarda-costas de Kim Jong-Il e liderou a espionagem do país. Pyongyang nomeou-o para ir ao encerramento dos Jogos com Ivanka Trump, mas foi recebido com protestos.
A cerimónia de encerramento dos Jogos de Pyeongchang teve fogo de artifício, luzes, Ivanka Trump no camarote e delegação mista das Coreias a desfilar.
O Presidente da Rússia informou Emmanuel Macron e Angela Merkel sobre as medidas práticas tomadas para a retirada de civis das zonas atingidas pelos combates na Síria.
Confuso? A situação torna-se mais simples se lhe dissermos que a Nissan, fabricante de automóveis, processou Uzi Nissan, um israelita hoje americano. E, após oito anos em tribunal, a Nissan perdeu.
Elon Musk pode ter mudado a maneira como se encaram os carros eléctricos, a forma como se produz e armazena energia e, até, a exploração espacial. Mas nem mesmo a Tesla escapa ao ataque de 'hackers'.
O Observador está em Barcelona no Mobile World Congress. Com mais de 100 mil participantes é a maior feira de smartphones do mundo. Siga aqui as principais notícias.
"Na Prática a Teoria É Outra" chega às livrarias dia 27 e reúne textos de Vitor Cunha Rego escritos entre 1957 e 1999. O Observador revela três destes artigos numa pré-publicação.
Utopia para uns, visão no horizonte de outros. Será que as modas masculina e feminina vão continuar separadas por secções? A história, a sociologia e o design ajudam-nos a prever o futuro. 
Opinião

Helena Matos
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

João Marques de Almeida
Rio diz ter trazido uma cultura de diálogo para a política nacional e está disposto a fazer acordos com o governo mas não é capaz de colaborar com os deputados do próprio partido. É extraordinário.

Timothy Garton Ash
A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada com a agenda europeista de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.

Alberto Gonçalves
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, não é precisa nenhuma coragem para se ‘assumir’. Mas é necessário muito valor para alguém se afirmar católico, sobretudo se for fiel ao magistério e à tradição da Igreja.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário