quarta-feira, 28 de março de 2018

Novo Banco avança hoje e até 13 de abril com novo programa de rescisões voluntárias

Resultado de imagem para Novo Banco avança hoje e até 13 de abril com novo programa de rescisões voluntárias
O Novo Banco acaba de lancar o novo programa de rescisões voluntárias 2018. O Programa pode levar à saída de 400 trabalhadores. O prazo de adesão ao Programa termina a 13 de abril.
O Novo Banco avança hoje com o novo programa de rescisões voluntárias para os colaboradores efectivos de qualquer empresa do Grupo GNB (Grupo Novo Banco) sediada em Portugal.
Este programa de rescisões voluntárias 2018, surge no âmbito da continuidade o Plano de Reestruturação do Novo Banco, e pretende dar cumprimento às novas metas impostas pela DG Comp europeia.
Já tinha sido noticiado que o Novo Banco vai avançar com um processo de rescisões voluntárias e reformas antecipadas que deverá levar à saída de mais de 400 trabalhadores, além do fecho de 73 balcões, segundo fontes do mercado.
As condições deste programa estão detalhadas no site do Novo Banco. O prazo para a apresentação da adesão começa hoje, dia 28, e vai até 13 de abril.
A compensação a pagar aos colaboradores que aderirem ao Programa é calculada de forma progressiva de acordo com a antiguidade  e com o limite máximo de 35 vencimentos brutos mensais. Por exemplo, um trabalhador do Grupo que tenha 21 anos de antiguidade e 2.000 euros de ordenado bruto mensal recebe 58.500 euros. Iso porque é aplicado um multiplicadorque difere consoante os escalões de antiguidade. Até 10 anos 0,75; de 10 a 15 anos o multiplicador é1,5; de 15 a 20 anos é de 2,25 e mais de 20 anos multiplica por 3.
Os colaboradores que aderirem mantêm as condições do crédito à habitação e crédito individual obtido enquanto empregado bancário.
Têm acesso a subsídio de desemprego.
Mantêm o SAMS (sistema de saúde dos bancários) de forma vitalícia se tiverem 50 anos (ou os completem em 2018) ou mais e têm direito, durante dois anos, ao pagamento de seguro de saúde para todo o agregado familiar, se tiverem 50 ou mais anos.
Têm direito ao gozo de férias de 2018 potencialmente antes da data da cessação do contrato de trabalho.  Sendo que a cessação do contrato deverá ocorrer até 30 de junho deste ano de 2018.
Há ainda condições especiais para os colaboradores que optem pela portabilidade do Plano de Pensões  (colaboradores do ex-BIC ou ex-Plano Complementar). Para esses a compensação pecuniária por rescisão será reduzida em 50%.
O Conselho de Administração tem o poder de vetar a inclusão de colaboradores neste Programa, caso a sua permanência seja considerada crítica.
Os colaboradores interessados tem de enviar um mail para os recursos humanos do banco.
A comunicação da decisão final da adesão será transmitida pela Direção de Recursos Humanos por mail até ao dia 11 de maio.
Será considerada pelo Novo Banco toda a antiguidade, o que inclui o BES ou outras empresas que no passado tenham sido integrados. Mas apenas contam os vínculos de contrato a termo e contrato efectivo e só seram consideradas as componentes da remuneração regulares.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário