quarta-feira, 28 de março de 2018

360º - Entrevista com Catarina Pais, a próxima Horta Osório. Confirmado o encontro-mistério entre Kim e Xi Jinping. Governo chama embaixador na Rússia

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Está confirmado: Kim Jong-un e Xi Jinping reuniram-se de surpresa, pela primeira vez, em Pequim. Falaram sobre o encontro iminente entre o ditador norte-coreano e Donald Trump e também sobre a desnuclearização. É um sinal de apoioda China ao que se vai passar.

Foi uma visita-mistério, apenas tornada oficial depois de Kim Jong-un abandonar a China. O ditador deslocou-se no comboio verde que já era usado pelo seu pai - tem várias medidas de segurança e muitos luxos.

Depois de ter recusado expulsar diplomatas russos, o governo português cumpriu os mínimos olímpicos:chamou o embaixador português em Moscovo para “consultas”.

Para o Presidente da República, trata-se de “um aviso” e “uma decisão forte por parte do Estado português”.Marcelo elogiou a "prudência" do governo.

Prudência ou isolamento? Como Portugal, que mantém todos os diplomatas russos, só há mais sete países da UE. A lista completa está aqui.


Mais informação importante
António Costa dá hoje uma entrevista à Visão e afasta a hipótese de Bloco Central como "negativa para a democracia". O primeiro-ministro diz ainda que não se demite se houver uma nova tragédia com incêndios. Ao comentar a nova liderança de Rui Rio, desliza para o delírio: “Está manifestamente a incomodar grande parte do PSD e da chamada direita inorgânica, aquilo que alguns costumam designar a direita do Observador". Onde é que já ouvimos coisas destas? Ah, sim, é verdade: desde os bons velhos tempos de José Sócrates que um primeiro-ministro não tomava um jornal como alvo.

No Ministério da Defesa, há 12 dirigentes ilegais: estão em funções há mais de dois anos sem concurso e em regime de "substituição" fora de prazo. Detalhe: um dos casos é o do secretário-geral adjunto, número dois da estrutura do ministério. O Pedro Rainho explica o que se passa.

O Ministério Público acusou dois antigos decisores públicos e cinco administradores do grupo GPS por corrupção, peculato, falsificação de documento, burla qualificada e abuso de confiança. Só a um dos arguidos foram apreendidos mais de 60 veículos. O dinheiro do Estado terá servido para pagar férias, automóveis de luxo, bilhetes para o Mundial de 2006 e vinho.

O Estado vai emprestar 145 milhões ao fundo de recuperação de créditos que compensará os chamados "lesados do BES". Mas não se conhecem as garantias exigidas pelo governo. A notícia é do JN.

O agente da PSP filmado a dar um sermão religioso a três detidos terá dito que foi tudo uma estratégia para os convencer a revelar onde estava o material que tinham furtado. “Ele não faz parte de nenhuma seita nem era religioso", diz uma fonte da polícia.  O Comando da PSP do Porto abriu umprocesso de averiguações.

Nas imagens, o polícia parece um fiel devoto, mas há estes pormenores: recorreu a uma tradução não oficial da Bíblia e disse "Aleluia" na Quaresma, período em que a palavra é omitida. O vídeo, que será preocupante ou hilariante consoante a verdade, pode ser visto aqui.

Uma notícia inquietante sobre fogos: os parques naturais da Arrábida, Sintra, Cascais e Mafra, e ainda a região da Serra da Estrela e Aveiro não vão ter videovigilância das florestas este verãopor problemas com os concursos públicos, avança o JN. 

Há um caso de sarampo confirmado em Lisboa. O homem adulto, assistido no Hospital de Santa Maria, terá estado no Norte do país, escreve o CM.

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão ter deaumentar o número de camas para doentes agudos até ao final de setembro. A informação consta de um documento da secretária de Estado da Saúde e é revelada pelo DN.

Mark Zuckerberg vai testemunhar no Congresso norte-americano sobre os problemas do Facebook. Mas decidiuenviar um adjunto à comissão parlamentar britânica. O Facebookperdeu ontem 18% do seu valor e efeito já chegou ao Twitter, que caiu 12%.

Tania Varela, a mulher mais procurada pela Europol, esteve escondida em Portugal durante parte da sua fuga. Foi detida na Catalunha, enquanto passeava a filha. A advogada galega vai ficar na prisão.

Há mudanças na Liga dos Campeões. Os futebolistas vão poder jogar por duas equipas diferentes, acabam-se os jogos às 19h45 e será permitida uma quarta substituição no prolongamento.


Os nossos Especiais

Catarina Pais é a próxima Horta Osório. Foi a primeira portuguesa a receber o prémio de melhor aluna do MBA do Insead e, além dela, apenas quatro portugueses venceram o Henry Ford Prize - entre eles está, precisamente, o banqueiro António Horta Osório. A Rita Porto entrevistou-a: “Gostei de trabalhar no Goldman, mas é muito duro. Há dias das 9h00 às 2h00”.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "O Governo virou as costas aos aliados. É uma vergonha que nos sairá cara":"Vejam a lista dos países que, como Portugal, optaram por não expulsar nenhum diplomata russo. Ficámos em muito má companhia, entre putinistas, extremistas e suspeitos de corrupção e ligações à mafia."

Eu escrevo "Esquerda, direita, 'gays' e jornalismo": "Para Rosas, Adolfo não é homossexual – é 'gay'. E não é gay – 'diz' que é gay. Mais: não é 'moderno' – é 'ai que moderno'. E não é só 'ai que moderno' – é 'ai que moderno' com as mãozinhas no ar."

Luís Aguiar-Conraria escreve "A vitória da TINA ou a ditadura da matemática": "Os números de 2017 não enganam: pensões, salários e carreiras dos funcionários foram (parcialmente) repostos à custa da maior carga fiscal de sempre e de níveis de investimento público baixíssimos."

José Milhazes escreve "Misérias ou momentos brilhantes da diplomacia portuguesa?": "Será que Augusto Santos Silva considera que as decisões de expulsão de diplomatas russos por parte da maioria dos países da NATO e da União Europeia são imprudentes e precipitadas?"

Nuno Crato escreve "Porque está a Páscoa sempre a mudar?": "A resposta é simples: porque não há um número inteiro de dias nos meses lunares. Por isso a Páscoa é marcada como o primeiro domingo após a primeira lua cheia, durante ou após o equinócio da primavera."

Maria João Marques escreve "Direito à propriedade dos outros": "É delicioso ver como para certa esquerda viver nos subúrbios (esses bairros de lata ou sucedâneos) é bom para a arraia miúda, a intelectualidade tem de viver nas zonas históricas (com rendas baratas)."

Jaime Nogueira Pinto escreve "Victor Ribeiro, o Comandante": "Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro."


Notícias surpreendentes

Dois jornalistas do Observador experimentaram as colunas inteligentes da Amazon e da Google durante uma semana. Depois de vários dias a falar com as assistentes virtuais Alexa e Ok Google, não se apaixonaram, mas quase.

A Huawei apresentou esta terça-feira os novos topos de gama com que quer competir com o iPhone X e o S9.O Manuel Pestana Machado conta o que é preciso saber sobre os P20 e P20 Pro.

A família de Elon Musk é peculiar. O pai teve um filho com a enteada, 30 anos mais nova. E a mãe trabalha como modelo - começou aos 15 anos. O dono da Tesla descreve o pai como “um ser humano terrível”.

Hip hop, Tréfaut, Rozier, Salaviza, Filipe Melo e Alberto Pimenta. Já é conhecido o programa do 15.º IndieLisboa, que abre a 26 de abril.

Há uma Leninegrado perdida que reapareceu num sótão. A filha de Masha Ivashintsova descobriu as fotos tiradas pela mãe na cidade da então URSS entre os anos 60 e 80. As melhores imagens estão aqui.

A vida sexual dos peixes-diabo foi filmada nos mares dos Açores. A descoberta foi divulgada este mês pela revista Science eas imagens são inéditas.

Prontos para mais um dia de notícias?
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário