quinta-feira, 19 de abril de 2018

Oportunidade para melhorar o conforto da casa e compensação por voos suspensos

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Mais e menos
 
 
  Rosa Soares  

Casa eficiente? Depende das condições dos bancos. Se a sua casa é fria no Inverno e quente no Verão, o programa Casa Eficiente pode ser uma oportunidade para alterar essa situação. Com uma dotação de 200 milhões de euros, o programa, que em traços gerais pode conhecer aqui, pretende financiar obras de reabilitação que melhorem a eficiência energética das habitações, através de empréstimos reembolsáveis, em condições que se esperam bem mais vantajosas que o normal crédito dos bancos. Mas essas condições ainda não são conhecidas, e para além das taxas de juro a praticar é necessário ainda ter em conta outras comissões que possam eventualmente vir a ser cobradas. Enquanto aguarda pelo anúncio dos bancos, vale a  pena explorar o portal casaeficiente2020.pt, que vai funcionar como uma espécie de balcão virtual onde qualquer um pode simular uma candidatura. É através do portal que terá de escolher o tipo de intervenções que vai fazer, se inclui obras e ou equipamentos, e obter um orçamento de uma das empresas inscritas no Portal e só depois da obtenção da declaração “Casa Eficiente 2020 é que se pode dirigir a um dos bancos (actualmente a CGD, BCP e Novo Banco) e candidatar-se a um empréstimo para esse fim.
Compensação na suspensão de voos na Páscoa? A AirHelp diz que sim a Ryanair diz que não. Mais de 20 mil passageiros foram afectados na Páscoa por atrasos e suspensão de voos da TAP, da Ryanair e da Easyjet. A AirHelp, empresa especializada em pedir indemnizações em representação de particulares, diz que os passageiros têm direito a compensação no âmbito dos regulamentos comunitários. A Ryanair diz que não, e acusa a AirHelp, de informação errada. O melhor mesmo é conhecer os seus direitos e a forma de os reclamar.
Manter o número de telemóvel na mudança de operador vai ser mais fácil. Mudar de operador de telecomunicações e manter o mesmo número de telemóvel é o desejo da maioria dos consumidores. Mas o processo, que deveria ser célere, nem sempre corria bem. A taxa elevada de pedidos recusados, levou o regulador das telecomunicações, a Anacom, a intervir. A mensagem de que está a ligar para um número que agora pertence a outra operadora também vai desaparecer no prazo de três meses, a menos que o cliente a queira manter.
Vai pedir crédito à habitação? Siga as dicas do Banco de Portugal. A compra de casa com recurso a empréstimo amarra os clientes ao banco, por muitos anos. Por essa razão, as condições do contrato, que assuem alguma complexidade, devem ser bem negociadas. A pensar nisso, o Banco de Portugal alerta para quatro questões essenciais, em linguagem acessível, que podem ser muito úteis. Entre elas está a questão do spread, ou margem comercial aplicada pelos bancos, que não deve ser a questão mais importante a ter em conta. As vendas associadas, que podem ser uma armadilha e a duração dos contratos poder ser verdadeiras armadinhas, bem como a escolha da taxa (variável, mista e fixa) em que pode ser feito o contrato.
Sugestões, dúvidas, correcções podem ser enviadas para rosa.soares@publico.pt

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