quinta-feira, 19 de abril de 2018

Mealhada realiza final municipal do Concurso Nacional de Leitura dia 21 de abril

Resultado de imagem para Mealhada realiza final municipal do Concurso Nacional de Leitura dia 21 de abril
A Biblioteca Municipal da Mealhada recebe, no próximo dia 21 de abril, às 10h e às 15h, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura.
Esta fase do Concurso corresponde à sua segunda etapa e os alunos em prova venceram na primeira fase, realizada a nível de escola e de turma (no caso dos alunos do primeiro ciclo), uma prova que se destinava a apurar os concorrentes para esta fase municipal. O período da manhã será reservado às provas dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico e, de tarde, será a vez dos alunos do segundo e terceiro ciclos participarem. Todas as provas implicam a leitura de obras literárias pelos concorrentes.
A prova destina-se a selecionar um aluno concorrente de cada um dos níveis de ensino para participar na terceira fase - intermunicipal, a decorrer em finais de maio, em Penacova, em que participarão jovens apurados nos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O júri será constituído pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo escritor e professor António Breda de Carvalho, na qualidade de personalidade de mérito na área da literatura, e pela professora do Agrupamento de Escolas da Mealhada e delegada do Grupo Disciplinar de Português, Rosa Maria Santos.
A fase final será realizada em Lisboa, no dia 10 de junho, com os alunos vencedores da fase intermunicipal, naquela que será a festa da Língua e da Cultura Portuguesas.
Esta é a 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de leitura 2027, ao qual se associaram, tal como em edições anteriores, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP.
O Concurso visa promover a leitura e a escrita junto da população escolar, e este ano tem a novidade de alargar o universo de ação a todos os níveis de ensino básico e secundário, desde os alunos do primeiro ciclo, até agora excluídos, até aos do Ensino Secundário, passando pelos dos segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário