segunda-feira, 11 de junho de 2018

360º - A perigosa armada de hackers da Coreia do Norte e tudo o mais que tem de saber sobre a cimeira entre Trump e Kim: agenda, história e gaffes

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump e Kim Jong-un já estão em Singapura para uma das cimeiras mais aguardadas de sempre, na próxima madrugada. Onde vai ser o encontro, a que horas e o que se vai discutir? As respostas estão todas num curto guia para perceber o que aí vem.

Para quem vive na Coreia do Norte, é tudo uma novidade: só hoje é que a agência noticiosa estatal deu a notícia do encontro.
 
O Observador está a publicar vários trabalhos longos e profundos sobre a situação na Coreia do Norte. Quem quiser conhecer o país e o conflito deve começar por aqui:
Trump foi para Singapura diretamente da cimeira do G7, onde se incompatibilizou com quase todos os parceiros económicos: acusou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, de ser “fraco” e “desonesto” e levou, por exemplo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha a afirmar que o Presidente dos EUA tinha conseguido “destruir a confiança”com um tweet, ao suspender o acordo que fora assinado horas antes.
 
Mas o que fica da cimeira do G7 não foram as palavras - foi uma fotografia "magnífica", que se tornou viral.Nela, aparecem Trump, Merkel e outros líderes. Há muitas interpretações sobre o que a imagem simboliza e há também vários ângulos do mesmo momento. Já para não falar, claro, dos memes, que foram quase automáticos.
 
Dois momentos televisivos que envolvem o nome de Trump estão a marcar as conversas de hoje:
  • Na Fox News, durante o programa "Fox & Friends", um dos favoritos do Presidente, a apresentadora referiu-se à cimeira entre Trump e Kim como o encontro entre "dois ditadores" - e mais tarde pediu desculpa pela gaffe;
  • Na cerimónia de entrega dos Tony Awards, esta madrugada, Robert De Niro subiu ao palco e disse "fuck Trump" duas vezes ao microfone. A estação CBS, que transmitia a cerimónia, teve tempo de substituir as palavras por um silêncio.
 
Mais informação importante

No Dia de Portugal, e na véspera das negociações sobre o orçamento, Marcelo Rebelo de Sousa deixou o alerta: “Portugal prefere a paciência dos acordos à volúpia das rupturas”. Na véspera, já tinha recomendado “bom senso” aos partidos para não criarem uma crise política.
 
Sempre optimista, António Costa respondeu que "não vale a pena" antecipar os problemas que ainda não existem. (Por falar em antecipação, Marques Mendes deixou ontem uma pergunta na SIC: será que Costa já está a pensar nas eleições presidenciais de 2026?)

Tanto o Presidente da República como o primeiro-ministro foram comemorar o 10 de Junho nos Estados Unidos.

O Ministério da Educação travou a greve decretada pelo novo Sindicato de Todos os Professores em dia de exames. Motivo: o sindicato devia ter enviado o pré-aviso do protesto desta sexta-feira com uma antecedência de dez dias úteis. A notícia é do DN.

O GES tinha em 2008 uma rede de 65 empresas offshore, segundo um documento que consta no processo Marquês, feito por José Castella, controller financeiro do Grupo Espírito Santo. A revelação é avançada hoje pelo CM.

Sete alterações estatutárias, quatro providências cautelares, duas surpresas e uma Assembleia Geral: a semana que decide o futuro do Sporting começa hoje. O Bruno Roseiro explica o que está em causa nestes dias.

Este foi um grande fim de semana para a canoagem portuguesa no campeonato da Europa: Fernando Pimenta conquistou a medalha de ouro em K1 1.000, a de prata em K1 5.000 metros e a de bronze em K1 500 metros; e Teresa Portela e Joana Vasconcelos tornaram-se campeãs europeias com a medalha de ouro em K2 200.

A selecção de futebol já está na Rússia e fez o primeiro treino na presença de 300 convidados russos. O primeiro jogo a valer é já na sexta-feira, com a Espanha.

Rafael Nadal venceu novamente Roland Garros. Perante os números estratosféricos, confessou: “Não era sequer um sonho ganhar 11 vezes”.


Os nossos Especiais
 
“O cinema português hoje é irrelevante”, diz António-Pedro Vasconcelos. A Cinemateca abre no dia 14 um ciclo dedicado ao realizador, que falou com o Bruno Horta sobre Paris, sobre filmes, sobre a política cultural e também, como não podia deixar de ser, sobre o hífen que tem no nome.

 
A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo​ escreve "Os sindicalistas e os cobardes": "No PS, preferiu-se iludir os professores. No CDS, fica-se pela superfície. E o PSD, oportunista, está a colar-se aos sindicatos. Ninguém arrisca o óbvio: é preciso reformar a avaliação dos professores".

João Carlos Espada escreve "Recordando Frank Carlucci": "Frank Carlucci liderou e simbolizou a mudança da política externa norte-americana que viria a ser vigorosamente consagrada pelo saudoso Presidente Ronald Reagan".

Luís Rosa​ escreve "Pode António Costa reformar o país?": "Causar uma má impressão nos funcionários públicos e alienar eleitoralmente os professores, como Passos fez com os pensionistas, é o suficiente para dificultar uma maioria absoluta do PS".

José Milhazes​ escreve "Rússia: país com passado imprevisível e presente previsível": "Muitos dos formados no KGB dirigem a actual Rússia e trazem os seus velhos métodos para a vida política. Agora, estão a ser destruídas as fichas de registo dos reclusos do Gulag".


Notícias surpreendentes
 
“Porque não chamar-lhe francesinha?” A história de como foi batizado o famoso prato portuense é contada por Júlio Couto, o homem que se lembrou do nome. E sim, tem a ver com as mulheres francesas.
 
“Divirto-me imenso a fazer filmes da Guerra das Estrelas.” Ben Morris, responsável pelos efeitos visuais de "Gladiador" e vencedor de um Óscar com "Bússola Dourada", conta que, em criança, o seu sonho era fazer parte da "Guerra das Estrelas". A entrevista, feita durante uma visita a Lisboa, é do Manuel Pestana Machado

Nick Cave deu um dos melhores concertos dos últimos anos, no Primavera Sound, e em 2019 há mais. Ponha na agenda: 6, 7 e 8 de junho.
 
Apesar do mau resultado na Eurovisão, Isaura defende que "O Jardim" é uma boa canção. Não se arrepende de nada e admite ter ficado contente com toda a experiência. Este mês, lança o primeiro álbum e, por isso, falou com o Gonçalo Correia.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário