quarta-feira, 25 de julho de 2018

60º - Grécia pergunta quem são os responsáveis pelos fogos. Greve: o que se passa na Ryanair? Advogado divulga gravação de Trump

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Na Grécia, os números dos fogos vão sendo atualizados à medida que as horas passam: neste momento, há 77 mortos, 187 feridos e mais de 100 desaparecidos. Ainda é preciso verificar mais de mil casas. As fotos e as imagens aéreas mostram casas e carros destruídos, bombeiros exaustos e o céu cheio de fumo.

Agora, tenta-se perceber onde está a responsabilidade pela tragédia. Para as autoridades judiciais, a culpa pode ser do Estado grego, que reagiu de forma lenta e não tinha planos de evacuação preparados.

É tudo terrivelmente parecido com o que aconteceu em Portugal há um ano. Entre as imagens, os testemunhos e as reações políticas, há sete semelhanças que deixam os portugueses especialmente sensíveis ao que se passa na Grécia.

Perante o pedido de ajuda internacional, Portugal ofereceu-se para enviar os "canarinhos”, os nossos bombeiros de elite que, além de fazerem resgates em montanha, salvamentos subaquáticos e apoio em zonas de catástrofe, sabem também apagar fogos sem água, onde outros não chegam.

Na política portuguesa, sobra uma pequena polémica. O deputado do PSD Carlos Abreu Amorim fez um paralelismo entre a situação dos incêndios na Grécia e em Portugal. E foi acusado de estar a recorrer a "demagogia barata".


Mais informação importante

Hoje começa a primeira greve europeia da Ryanair. De um lado há acusações de bullying; do outro, fala-se numa “greve desnecessária". Afinal, o que é que se passa numa das principais companhias low cost do mercado? Este textoresponde às perguntas essenciais. Até agora, já foram cancelados dez voos em Lisboa e no Porto.

Rui Rio deu ontem à noite, na TVI, a sua primeira entrevista como líder do PSD. Durante 25 minutos, mandou recados para dentro e fora do partido – sobre o Orçamento, sobre a sua permanência na liderança, sobre Santana e sobre as negociações com os professores. O Rui Pedro Antunes explica o que Rio disse e o que queria dizer.

Depois de Soares, Sá Carneiro. A concelhia de Lisboa do PSD quer que o fundador do PSD seja colocado no Panteão Nacional. “É fundamental, para que a memória não se apague", diz o líder da concelhia.

Saíram três notícias da sessão de ontem da comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas do setor:
  1. O Governo de Passos Coelho negociou contrapartidas com a EDP antes de cortar nas rendas, em 2013. A informação consta de correspondência revelada na comissão;
  2. O ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) Vítor Santos não tem dúvidas: a lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados";
  3. Vítor Santos admitiu ainda: a decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.

Os responsáveis por uma limpeza ilegal num terreno em Cacela Velha, no Parque Natural da Ria Formosa, que afectou quase 30 hectares, arriscam-se a ser multados. Valor limite da coima: 5 milhões de euros.

Esta madrugada, o antigo advogado de Donald Trump divulgou a gravação em que os dois discutem um pagamento relacionado com a ex-modelo da Playboy que teve um caso com Trump. O objectivo era manter a história em segredo antes das eleições presidenciais, mas ainda há muitas dúvidas sobre a forma como tudo se passou exactamente. A gravação pode ser ouvida aqui.

Jean-Claude Juncker chega hoje a Washington e Trump recuperou uma proposta que já tinha feito há umas semanas, como forma de boas-vindas: "A União Europeia está a chegar a Washington para negociar um acordo sobre o comércio. Eu tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA como a UE devem deixar cair todas as tarifas, barreiras e subsídios! A isso chamar-se-ia finalmente mercado livre e comércio justo!".


Os nossos Especiais
 
“99% dos líderes altamente bem-sucedidos sofrem do síndrome do impostor.” Lolly Daskal faz "coaching" empresarial há trinta anos e foi considerada a mulher mais inspiradora do mundo pelo Huffington Post. Falou com a Ana Pimentel sobre o seu novo livro, "Porque falham os líderes".
 

A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "Críticas razoáveis, mentirosas e inacreditáveis": "Sabendo-se que, tendo de optar, em 80% dos casos, os tribunais optam pela residência única da mãe, esta tem todo o poder negocial do seu lado. Ou seja, pode impor as condições que lhe apetecer".

João Pedro Marques escreve "Pior é impossível. Portugal e a escravatura na lupa politicamente correcta": "A maior especificidade do sistema transatlântico da escravatura iniciado com a chegada dos portugueses às costas de África é o movimento que, séculos depois desse momento, levaria à sua auto-abolição".

Maria João Marques escreve "Querem mesmo falar de natalidade?": "Enquanto continuarmos com esta ideia de que um bom profissional é alguém que trabalha muitas horas – ou, melhor, quem passa muitas horas no local de trabalho – não vamos convencer pessoas a ter filhos".


Notícias surpreendentes

Demi Lovato foi internada de urgência com uma overdose de heroína. Há algumas semanas, a cantora, que atuou em Lisboa no Rock in Rio, tinha reconhecido que estava novamente a consumir drogas.

Há muitas reacções de apoio a Demi Lovato nas últimas horas, de cantores, apresentadores e celebridades.

A ex-modelo Amanda Cazalet diz que Madonna a perseguiu durante dois anos, depois de terem gravado juntas o videoclipe de “Justify My Love”, na década de 90. "Estou atraída por muito poucas mulheres desta forma. Espero conseguir ver-te", escreveu Madonna numa carta que lhe enviou.

Depois de já ter oferecido o chalé de York como presente de casamento a Harry e Meghan, a rainha de Inglaterra deu-lhes mais uma casa. Chama-se chalé Adelaide, foi construído em 1831 e fica em Windsor, perto do castelo onde se casaram.

Preparem os telescópios: Portugal vai assistir ao mais longo eclipse lunar do século. A lua não vai ficar oculta, mas vermelha. Ao lado outro fenómeno único: Marte vai estar mais brilhante do que alguma vez esteve desde 2003.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário