quarta-feira, 25 de julho de 2018

Lendas de Amor: viajar com o coração por Portugal

Lendas de Amor Portuguesas é uma viagem pelo território português com a companhia das histórias da tradição oral que passam há séculos de geração em geração. São histórias de amor e paixão, umas felizes, outras trágicas. Estas lendas chegam às livrarias portuguesas a 31 de Julho.


Nunca saberemos como surgiu uma lenda e que pontos se acrescentaram nos caminhos da passagem de testemunho de boca em boca – em voz alta ou num sussurro, entre beijos e declarações de amor.
«Quem conta um conto, acrescenta um ponto», diz a sabedoria popular. E por isso as lendas também vão sofrendo alterações ao longo dos tempos, à medida que vão sendo recontadas.
Ainda assim, é inegável o valor etnográfico desta forma de manifestação cultural. Por vezes é difícil, ou mesmo impossível, destrinçar a verdade da fantasia nestas histórias, mas é precisamente essa dúvida, esse fogo do mistério, que deixa permanentemente acesa a chama da curiosidade nas nossas lendas.
As lendas de Amor Portuguesas incluem narrativas originárias de todos os distritos de Portugal e regiões autónomas. Desde as mais conhecidas, como a da lagoa das Sete Cidades, da ilha de São Miguel, a outras talvez menos divulgadas, mas igualmente preciosas, como a da «cabeça da velha», da serra da Peneda, ou a de D. Rodrigo de Mascarenhas, de Loulé.


Lendas de Amor Portuguesas
Guerra & Paz, Editores
144 páginas · 15x23 · 13 €
Nas livrarias a 31 de Julho



Com os melhores cumprimentos,
Mário Alexandre Borges | Comunicação
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal


Tel.  (+351) 213 144 488


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário