quarta-feira, 25 de julho de 2018

Incêndios na Grécia fazem 80 mortos e pelo menos 187 feridos

Resultado de imagem para Incêndios na Grécia fazem 80 mortos e pelo menos 187 feridos
Foram encontrados corpos em carros carbonizados e no mar, para onde muitos tentaram fugir das chamas. Ainda há desaparecidos.
Pelo menos 80 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos graves incêndios que têm assolado a capital grega e a região de Ática.
O novo balanço, feito esta quarta-feira pelo o porta-voz do corpo de bombeiros grego, Stavrula Marilli, dá ainda conta da existência de 187 feridos, entre os quais 23 crianças.
Resultado de imagem para Incêndios na Grécia fazem 80 mortos e pelo menos 187 feridosHá pelo menos 40 desaparecidos e continuam a chegar às autoridades dezenas de chamadas foram recebidas de muitos familiares e amigos que estão à procura dos seus parentes.
O prefeito da cidade portuária de Rafina, Evánguelos Burnús, estimou, em declarações à elevisão Skai, que o número de vítimas poderia ultrapassar uma centena.
Também foram encontrados quatro corpos no mar, uma vez que as chamas levaram a que muitos turistas e cidadãos gregos fugissem do fogo para as praias a leste de Atenas.
Os serviços de emergência continuam a receber telefonemas a alertar para o desaparecimento de pessoas, pelo que se teme que o número de mortes seja ainda maior. "O número de mortos vai continuar a subir", diz Evangelos Bournous, mayor de Rafina.
Imagens do satélite europeu Sentinel-2 mostram uma intensa coluna de fumo na região de Kineta. O incêndio está ativo há mais de 24 horas.
Bruxelas promete ajudar
Centenas de bombeiros continuam a tentar controlar os grandes incêndios que assolam a Grécia desde o início da tarde de segunda-feira, mas os trabalhos estão a ser dificultados por ventos fortes.
O povo grego está a viver "uma tragédia indescritível", disse o primeiro-ministro Alexis Tsipras. Foram declarados três dias de luto nacional.
A Grécia pediu apoio à União Europeia para o combate ao fogo e o presidente da Comissão Europeia já garantiu que Bruxelas "não vai poupar esforços para ajudar a Grécia e o povo grego" durante o tempo que for preciso.
Vários países já anunciaram que vão enviar ajuda, incluindo Portugal, que prometeu disponibilizar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros.
O primeiro-ministro grego antecipou o seu regresso para Atenas , depois de uma viagem à Bósnia-Herzegovina, para acompanhar a situação a partir do Centro de Coordenação Unificado.
Já o ministro da Administração Interna (Ordem Pública), Nikos Toskas, pediu cautela aos cidadãos e sugeriu que os incêndios podem ter sido provocados.
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa já deixaram mensagens de solidariedade ao povo grego.
Não há, até ao momento, registo de portugueses entre as vítimas ou desaparecidos nos incêndios, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros .

Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário