terça-feira, 2 de outubro de 2018

360º - Só há 50 milhões para aumentar os funcionários públicos. Costa acha que "não dá para casar" com PCP e BE. Já há 1.234 mortos na Indonésia

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Mais um problema para Brett Kavanaugh: soube-se esta manhã que o juiz que Trump escolheu para o Supremo já teve problemas com a polícia depois de uma luta num bar em 1985. Os documentos policiais foram divulgados pelo The New York Times. A Casa Branca acha toda a história "ridícula".

Na Indonésia, o número de mortos causados pelo sismo e tsunami subiu para 1.234. Ainda estão a ser procurados milhares de desaparecidos que poderão estar debaixo dos escombros. Não há água, nem comida, nem combustível — e surgiram relatos de que a população estará a bloquear estradas para interceptar a ajuda que chega à região.
 
Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, declarou o seu apoio a Jair Bolsonaro nas presidenciais brasileiras. No Brasil, o poder político da IURD é enorme: a igreja tem vários deputados e, quando era Presidente, Dilma Rousseff chegou a estar presente na inauguração do seu maior templo.


Mais informação importante

Cinquenta milhões de euros. Apenas 50 milhões. É esse o dinheiro que o Governo tem para aumentar os funcionários públicos. Nas negociações para o Orçamento, foram avançadas três formas de distribuir esse dinheiro:
  1. Aumentar apenas os salários mais baixos, ficando assim mais dinheiro para cada um;
  2. Aumentar mais salários, ficando assim menos dinheiro para cada um;
  3. Aumentar todos os salários, ficando assim muito menos dinheiro para cada um.

Ontem à noite, na entrevista que deu à TVI, António Costa afirmou que irá "tão longe quanto possível" no aumento aos funcionários públicos. E disse mais coisas que convém fixar:
  • Rejeitou a redução do IVA na eletricidade e no gás, mas admitiu baixar a fatura da energia através de “outras vias”;
  • Prometeu aumentar as pensões, mas sem aumento extraordinário;
  • Elogiou a geringonça, mas rejeitou formar Governo com Bloco e PCP, dizendo que "dá para sermos amigos, mas não dá para casar".

O primeiro-ministro falou ainda sobre as mudanças na Procuradoria-Geral da República. Subtil, disse que a “atual PGR é mesmo uma pessoa feliz por ser a primeira que cessa funções não manchando o seu mandato com críticas, mas só com elogios”.

O aeroporto no Montijo vai mesmo avançar? A ANA vai mesmo pagar 1.000 milhões? E é uma decisão consensual? A Ana Suspiro e o Nuno Vinha explicam tudo em sete pontos.

O PCP está reunido em Santarém, nas jornadas parlamentares do partido, e aumenta as exigências em véspera de Orçamento:

O PAN quer usar a lei para proibir a prescrição de ritalina a crianças hiperativas com menos de seis anos.Os especialistas alertam que "os políticos não têm conhecimento para decidir sobre um ato médico", escreve o DN.

A PJ Militar continua em turbulência, na sequência de Tancos:
  • O ministro da Defesa nomeou um novo diretor: Paulo Isabel substitui Luís Augusto Vieira, que está detido;
  • Distanciando-se, o Presidente da República (que por acaso também é o Comandante Supremo das Forças Armadas) disse apenas: "É uma escolha do senhor ministro da Defesa. Eu espero que seja uma boa escolha. Não tenho mais nada a dizer";
  • Na sequência da nomeação, o diretor da unidade criminal da PJM demitiu-se, por não querer ficar sob as ordens de alguém com menos anos na instituição.

A TAP já conseguiu recuperar mais de 60 milhõesretidos em Angola. A notícia é do Público.

É mais um caso de praxes violentas, desta vez na Universidade da Beira Interior. Os alunos foram levados para a Serra da Estrela em bagageiras de carros, de cara tapada. Se não acertassem nas perguntas que lhes eram feitas, tinham de baixar as calças para serem agredidos. A universidade fez queixa ao Ministério Público.
 
A polícia de Las Vegas anunciou ter reaberto a investigação ao caso de alegada violação que envolve Cristiano Ronaldo. Há dias, o jogador referiu-se ao caso como "fake news".

Foi encontrada durante a noite a criança de 5 anos que tinha desaparecido em Cascais. Estava em casa de um familiar, mas ainda não se perceberam todos os detalhes do caso.


Os nossos Especiais

Na medicina do futuro, cada doente terá um tratamento personalizado para a sua doença. Mas como é que vamos conseguir que isso se massifique? É mais um Ensaio do Observador, por Tânia Vinagre, gestora de saúde e investigação na Fundação Champalimaud.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "#VocêsTambémNão": "Jair Bolsonaro no Brasil, tal como Donald Trump nos EUA, são em grande medida o produto das esquerdas que agora gritam #EleNão. A essas esquerdas, é difícil deixar de dizer: #VocêsTambémNão".

Laurinda Alves escreve "O senhor Ibrahim, o Miguel, nós e os outros": "A vida pára para as vítimas de Traumatismo Crânio Encefálico, e a tragédia maior é que também pára as vidas de famílias e cuidadores, pois até a forma de amar e se relacionarem muda irremediavelmente".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Justiça e promessas: trapalhadas em série": "O mínimo que se pode dizer do governo e seus apoiantes é que o seu forte não é a confiança que inspiram, antes o dinheiro que escorre para o bolso dos eleitores e depois recuperam com taxas e taxinhas".

Paulo de Almeida Sande escreve "No país do 'has been'”: "Somos portugueses e temos orgulho em sê-lo, importa que Portugal reconheça todos, novos e velhos, façam o que fizerem ou tiverem feito, coisas grandes ou modestas, como o seu mais importante capital".


Notícias surpreendentes

Largou a escola aos 9 anos, teve uma "amizade amorosa" com Amália e vendeu mais de 100 milhões de discos. Charles Aznavour, uma das maiores vozes da música francesa, morreu aos 94 anos.

Há dois anos, Aznavour deu um concerto em Portugal.Bruno Vieira Amaral esteve lá e contou os detalhes.

A série juvenil Morangos em Açúcar vai voltar em 2019.É uma das novidades da grelha da TVI, anunciada ontem.

Nobel da Medicina foi para os primeiros trabalhos em imunoterapia contra o cancro, que já tem aplicação clínica em Portugal. Hoje de manhã é anunciado o vencedor na Física.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário