quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

360º- Afinal, quanto é que Miguel Frasquilho e a família receberam do saco azul do GES? E a falha desconhecida que causou o sismo de Arraiolos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... soube-se quanto recebeu mesmo Miguel Frasquilho e a sua família do saco azul do GES. A resposta é: quase o dobro do que já se sabia. Foram 97.950 euros, entre 2006 e 2011, divididos por 11 cheques e 6 transferências bancárias entregues ao atual charmain da TAP (um dos muitos altos funcionários do BES que tiveram depois cargos relevantes no governo, AR e empresas públicas), mas também aos seus pais e irmão. O Ministério Público acha que o objetivo era a “dissimulação de fluxos”. Frasquilho diz que se trata apenas do pagamento dos prémios anuais. A investigação é do Luís Rosa.
A PGR está a seguir com atenção as queixas sobre o polémico programa SuperNanny da SIC e confirma que já existe um processo sobre a criança filmada. Mas a controvérsia ganhou uma dimensão tal que a Ana Cristina Marques foi perceber o que pode acontecer aos pais, à psicóloga e ao próprio programa. Lá fora, também não têm faltado polémicas.

A segunda metade do Estoril-FC Porto joga-se a 21 de fevereiro às 18 horas. Só não se sabe ainda onde. A segurança das estruturas do estádio Coimbra da Mota levantou ontem várias dúvidas depois de se verem as fotos de como o chão abateu e se abriram fissuras enormes nas paredes. Segundo um antigo vereador do Desporto, a Câmara de Cascais e o clube sabiam desde sempre dos riscos, já que aquela é uma zona instável num leito de cheias, mas a autarquia nega. Especialistas falam em problemas estruturais e dizem que o sismo de segunda-feira não podia causar tais danos. Mas a verdade é que, da lã de vidro na Luz à pala de Alvalade, não faltam casos semelhantes no desporto português.

Por falar do sismo, ficaram várias questões por responder depois do abalo de 4.9 sentido de Espanha a Leiria na segunda-feira. Afinal, a falha que passa por Arraiolos era desconhecida. E o facto de estarmos a ser comprimidos pela placa africana pode estar a rachar o país. Mas o maior risco ainda vem mesmo do Banco de Gorringe. Está tudo explicadinho numa dúzia de respostas dos especialistas ouvidos pela Vera Novais e pela Marta Leite Ferreira.

Nos jornais da manhã, destaque para o Montepio. Porque o Público diz que o banco recusou dar dados para a avaliação pedida pela Santa Casa, e o Eco acrescenta que o caso pode acabar em Bruxelas, tantas as dúvidas que levanta. A partir das 9h30, o ministro Vieira da Silva estará no Parlamento dar explicações sobre o tema.


Depois da polémica sobre a não renovação do mandato à Procuradora-Geral da RepúblicaMarcelo (que não perde o timing) recebe hoje Joana Marques Vidal.

Outra informação importante 
É a história que está a chocar os EUA e o mundo. Como foi possível ninguém perceber que uma família aparentemente perfeita mantinha os 13 filhos acorrentados às camas e esfomeados? A Carolina Branco andou pelas redes sociais do casal e leu tudo sobre o tema para contar como entre viagens à Disney e casamentos em Vegas, o nº160 de uma rua pacata algures na Califórnia escondia uma casa de horrores. Os Turpin estão acusados de 9 crimes de tortura e 10 de abusos de menores.

Por cá, é ainda o 'novo' PSD que domina a atualidade política. Rui Rio deu a primeira entrevista como líder à RTP, dizendo que o país “ganhava muito” se fossem aproveitados “traços comuns” entre PSD, PS e CDS. Quanto à questão que mais se fala, a mudança de líder parlamentar, Hugo Soares atirou a questão para mais tarde, tal como o próprio Rio, que sublinhou que até ao congresso ainda é Passos quem manda. Para Marcelo, o que interessa mesmo é uma "oposição forte".

No CDS, uma surpresa: o partido está a ser acusado de práticas estalinistas e revisionismo. Tudo porque apagou a foto de Ribeiro e Castro da fotogaleria dos congressos.

No que diz respeito a finanças (as pessoais)o David Almas recorda quais os fundos de investimento que mais dinheiro deram aos investidores portugueses em 2017. Só um valeu mais de 50%.

Os médicos continuam sem acordo com o Governo e ameaçam com uma nova greve de três dias em março.

Na Catalunha, os independentistas desafiam a lei e tentam formar governoO Juntos Pela Catalunha e a Esquerda Republicana chegaram a um consenso para propor em conjunto o nome de Carles Puigdemont para o (re)ocupar o cargo de presidente da Generalitat (não se sabe se a partir de Bruxelas). Ele recusou delegar o seu voto na sessão de constituição do parlamento catalão, que vai ser presidido por Roger Torrent, após a ameaça de Rajoy.





Os nossos especiais

Há mitos sobre a educação que estão a viciar as crianças em tecnologia. O alerta global foi dado por dois investidores da Apple que pediram à empresa para combater a dependência dos mais novos dos iPhone's. E a Ana Cristina Marques, que como já devem ter percebido se preocupa com estes temas de miúdos, leu e falou com os maiores especialistas que lhe garantiram que as crianças não precisam de smartphones para estimular a inteligência.

A nossa opinião

  • Maria João Marques escreve em defesa dos "políticos indolentes" e contra mais um limite, agora o de 30km/h nas cidades: "António Costa aparentemente congeminou uma forma de resolver os problemas de Mário Centeno nas finanças públicas através da cobrança de multas infindáveis por excesso de velocidade nas cidades".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a legalização da canábis para fins terapêuticos: "Os efeitos positivos são visíveis: aumenta-se a liberdade das pessoas, reconhecendo que são adultos capazes de tomar decisões, e aumentam-se as receitas fiscais em centenas de milhões de dólares".
Notícias surpreendentes

Faltam uns meses, mas sabe bem só de pensar no sol e nos cocktailsO Lisbon Bar Show regressa em maio, e vai trazer bartenders de renome internacional, masterclasses, food court e estrelas Michelin.

Mas há coisas pelas quais não podemos esperar. E depois dos 30, é melhor levar mesmo a sério os hábitos de belezarecomendados pela Helena Magalhães.

Outro conselho: cuidado com as micro-traições. Este é um novo conceito psicológico usado para caracterizar aquelas atitudes nas redes sociais que podem arruinar uma relação. Ficam 17 sinais da infidelidade online.

Espero que não nos traia, e continue a ler o Observador. Vai encontrar toda a informação que precisa e muitos destes conselhos úteis. 

Uma boa quarta-feira e despeço-me com uma homenagem a Madalena Iglesias, a menina bonita da rádio e da canção que morreu ontem aos 78 anos
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário