quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino


Um manual para ser feliz, por preguiça

«Ainda me lembro da primeira vez que borrei as calças. Confesso que depois dessa já foram tantas que perdi a conta.» Um relato entre tantos de Vera Gomes, 37 anos, doente de Colite Ulcerosa, uma doença inflamatória do foro intestinal que há mais de 10 anos assola a vida da autora.
«Não é o fim do mundo, embora haja muitos dias que pareça. Mas é o fim do mundo como o conhecemos: descobre-se uma nova vida, desconhecida até então do comum dos mortais.» É este o tema forte de Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino um manual para encarar a Colite Ulcerosa e a Doença de Crohn de frente, sem medos e descobrir uma nova vida para além do diagnóstico.

«É como uma caixa de chocolates (já dizia o Tom Hanks): nunca se sabe o que vai sair. Uns dias melhor, uns dias pior, mas sempre a chutar a bola para a frente.» A convicção de Vera Gomes, que pretende preparar outros doentes de DII para a caminhada que seguirão, acompanhados por estas doenças crónicas auto-imunes.
Sem cura, estas doenças são como o sentido de humor da autora, que neste seu livro presenteia os leitores com algumas passagens insólitas, contrastantes com a formalidade inerente ao tema. «Porque tristezas não pagam dívidas, e eu gosto de ser feliz só por preguiça!»
Uma das anedotas com as quais Vera Gomes demonstra o seu positivismo perante as adversidades: «Qual é a coisa mais rápida do mundo? O francês dizia: – O pensamen­to. Pensas em algo e está logo ali! O inglês dizia: – A luz. Carre­gas num interruptor e pronto! O português dizia: – A diarreia. Nem tens tempo para pensar, nem para acender a luz!» Ao ser -me diagnosticada colite ulcerosa, percebi exactamente o que o português queria dizer.»
Inspiradora e transversal, esta obra é dirigida não só a doentes como a familiares, amigos, empregadores e até profissionais de saúde, que poderão encontrar neste título experiências de colegas. Num só livro conselhos médicos, fármacos e posologia e ainda dicas úteis, sem compromissos publicitários ou substituição de diagnóstico presencial.

Com prefácio de João Júlio Cerqueira, Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino é uma cartada forte da Guerra e Paz nesta Rentrée, no que aos livros de saúde diz respeito.

Um manual obrigatório!

Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino
Vera Gomes
Não Ficção / Saúde
144 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 18 de Setembro
Guerra e Paz Editores

cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488

Nenhum comentário:

Postar um comentário