domingo, 13 de janeiro de 2019

Mais de uma centena de projetos em avaliação na segunda fase do Concurso Arrisca C

Concurso de Ideias e Planos de Negócio
Arrisca C é o único concurso nacional dirigido a jovens estudantes ou recém-diplomados do Ensino Superior, Secundário e Técnico-Profissional.
A seleção de projetos está a cargo de um Júri que integra representantes de todos os Parceiros e Patrocinadores, bem como Peritos em áreas específicas.
A assinalar a sua 10ª edição, o Concurso de Ideias e Planos de Negócio - Arrisca C recebeu até final de 2018 mais de uma centena de candidaturas para aquele que é um dos mais ambiciosos programas na área do empreendedorismo e inovação nacional. O concurso, que se encontra na segunda fase de avaliação de projetos, visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.
Com categorias dirigidas a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, e a jovens do Ensino Superior ou recém-diplomados há menos de cinco anos, provenientes de qualquer instituição de Ensino Superior do País, este concurso já apoiou a criação de mais de 25 empresas.
No total são mais de 150 mil euros em prémios, que incluem desde valores monetários até à incubação gratuita de empresas, apoio na elaboração e consolidação de planos de negócio, apoio na realização de protótipos e no desenvolvimento de imagem e branding corporativo, passando pelo apoio contabilístico, ou o apoio na elaboração de candidaturas a financiamentos europeus e à internacionalização, entre outros.
Dividido em duas categorias, o concurso Arrisca C visa premiar, por um lado, as melhores Ideias de Negócio ainda em fase de conceção e sem plano de negócio desenvolvido, por outro, os melhores Planos de Negócio que apresentem projeto para a constituição de uma empresa. Com vista a potenciar e apoiar as políticas de apoio e formação ao empreendedorismo jovem, é na categoria das melhores Ideias de Negócio que o Arrisca C lança ainda o Prémio Ensino Secundário, dirigido a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional.
Dada a importância que as questões sociais têm vindo a adquirir no mundo empresarial, é também na categoria de Ideias de Negócio que se encontra a concurso a melhor Ideia de Negócio na área do Empreendedorismo Social. Para Jorge Figueira, Responsável pela Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra, «o Prémio Social ao Centro visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social, capaz de promover novas oportunidades de investimento e mudanças positivas na sociedade, através da resolução de problemas negligenciados».
Sobre o Concurso Arrisca C, Jorge Figueira refere que «é importante que surjam novos e renovados instrumentos de apoio a jovens empreendedores de modo a promover o desenvolvimento de projetos empresariais sustentáveis. Mais do que apoiar a criação de empresas, o Concurso Arrisca C disponibiliza, através dos seus parceiros e patrocinadores, importantes ferramentas que permitem assegurar a longevidade das empresas enquanto motores de criação de emprego e de criação de valor económico e social». 
Concurso nacional de ideias e planos de negócio já ajudou na criação de mais de 25 empresas.
Com a experiência e o sucesso das edições anteriores, o Arrisca C tem-se revelado um projeto ambicioso. Ao fim de 10 anos, com cerca de 820.000€ em prémios distribuídos, mais de 700 projetos candidatos, envolvendo mais de 2.000 promotores e mais de 25 empresas criadas, esta iniciativa aumentou a fasquia e transformou esta última edição num marco na propagação de ideias e projetos inovadores.
Realizada em 2008, a primeira edição do concurso foi idealizada pela Associação Académica de Coimbra. A iniciativa contou com o apoio imediato da Universidade de Coimbra e de um conjunto de Parceiros, nomeadamente as Associações Empresariais, que acreditaram desde o início nas potencialidades do projeto.
Em 2009, o concurso ganhou uma nova abrangência, deixando de ser unicamente dirigido a estudantes do ensino superior público, para passar a incluir os estudantes do ensino superior privado universitário e politécnico.
Na edição de 2011 o concurso abandona o caráter local, passando a ser um concurso nacional, dirigido a qualquer estudante ou recém-diplomado do Ensino Superior Público e Privado.
Atento à crescente relevância de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores, o Arrisca C criou em 2013 um novo Prémio dirigido aos alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional.
Na 7ª edição do concurso (2014), o próprio Programa Arrisca C é premiado, na categoria Promoção do Espírito de Empreendedorismo, no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.
Na penúltima edição (2016), introduziu-se um prémio inédito associado à Inovação Social com projetos direcionados ao Empreendedorismo Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário