domingo, 13 de janeiro de 2019

Degradação do Património artístico de Aveiro

Esta imagem é o contraste de todas as outras. Porque será, os chafarizes existentes na cidade de Aveiro e arredores estão todos sem água corrente, lá com uma placa a indicar que a sua água é imprópria para beber?

O chafariz das 5 Bicas está a degradar-se, porque deixou de ter água corrente. Um Património em degradação, porque as peças de pedra estão a rachar por falta de água. Quem lhe acode? A contenção financeira não pode ser desculpa para tudo.


Com o bom tempo que temos tido nestes últimos dias, é imperdoável não fazer uma Caminhada/Passeio pela ria de Aveiro, idealizar um percurso a pé ou de Moliceiro, para observar a beleza paisagística.

Apesar da cidade de Aveiro estar a ficar cada mais deserta, e descaracterizada, a ria nunca perde a sua beleza natural. Alguns têm dito que não sou nada simpático para com a cidade que me acolheu e onde vivo há 33 anos. Nada disso é verdade. A realidade entra pelos olhos, com um corpo estranho encravado na garganta.

Se fizermos um passeio a partir da Praça General Humberto Delgado (chamadas pontes) percorrendo a Av. Dr. Lourenço Peixinho até à estação da CP, o parque habitacional está degradado, na sua maioria desabitado, edifícios em risco de ruína, estabelecimentos comercias vazios, outros em vias de encerrar. Existem ruas onde já não vive ninguém há anos.

Aquela avenida está a ficar com uma paisagem mais cuidada, onde podiam ser colocados alguns bancos para os visitantes e habitantes repousarem nas suas caminhadas.

J. Carlos


As imagens pertencem ao Litoral Centro -  Imagem e Comunicação, podendo ser usadas desde que seja feita referência da sua fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário