domingo, 2 de junho de 2019

Fotorreportagem | Domingo por Aveiro



A fotografia é uma das poucas coisas que tem poder sobre o tempo: ela o paralisa. Tumblr 

No fundo a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa. Roland Barthes. O monumento mais famoso da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, certamente vai passar a património da comunidade aveirense. 
O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio, Machado de Assis. Fachada da Biblioteca Municipal de Aveiro, junto aos antigos armazéns de Aveiro.
Homenagem aos Paraquedistas na rotunda por detrás do Centro Comercial Oita.
Edifício da Segurança social
As famosas Bugas de Aveiro
O Quiosque dos jornais mais antigo de Aveiro, junto à ponte do Côjo, Café Tico-Tico e Fórum de Aveiro.

Estas são as imagens possíveis para este Domingo. Aveiro é muito mais do que isto, tanto para o lado mau, como para o bom. Aveiro não se limita aos Moliceiros a navegar Ria acima e Ria abaixo, à prestigiada Universidade de Aveiro, Centro de Congressos (Antiga Cerâmica Campos) ou ao Centro da Ciência Viva.
Tem centenas de lojas vazias, prédios em estado de degradação, outros em obras de restauro, ruas onde praticamente não vive ninguém, quando no passado recente, se respirava uma dinâmica contagiante, com a sua própria cultura, seus saberes, suas tradições.
Aveiro teve grandes mulheres e homens que colocaram as suas vidas em sério risco pela democracia, pela liberdade de expressão, pela expressão artística, encontrando-se no presente muito dele em estado de degradação.  
Se o que conta é a imagem, o que se vê nos catálogos turísticos, nas peças de artesanato, algo não está certo, porque, o que não é agradável, não consta nos roteiros... não interessa, logo não deve aparecer.

J. Carlos
Director

NB: As imagens exclusivas do Litoral Centro, podendo ser usadas na condição de ser feita referência da sua fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário