domingo, 2 de junho de 2019

Pampilhosa da Serra | 450 “jovens bombeiros” reunidos em Pampilhosa da Serra no III Encontro Distrital



Decorreu, hoje, em Pampilhosa da Serra, o III Encontro Distrital de Escolinhas/Academia de Bombeiros, uma iniciativa inserida nas comemorações do 50º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e que juntou cerca de 450 crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos, provenientes de 13 escolinhas de bombeiros e de uma academia, todos do distrito de Coimbra. 

Para além do convívio e da partilha de experiencias e pretensões relativamente ao percurso dos jovens nos bombeiros, o evento ficaria marcado pela realização de um “simulacro multivítimas”, levado a cabo por alguns dos participantes. O exercício consistiu na resolução de um hipotético sinistro, provocado pela explosão de uma máquina de fumos num concerto musical, cujo efeito sonoro e visual fez com as crianças se deslocassem de forma descontrolada, com o intuito de fugir da zona do núcleo da explosão. 


Terminado o simulacro e depois de um dia intenso de encontros, reencontros e envolto de um bonito espírito de camaradagem, houve ainda tempo para o desfile e apresentação das várias escolas presentes, perante a tribuna composta pelas diversas entidades convidadas. 

Neste 3º encontro distrital, incluído na Semana da Criança e da Juventude de Pampilhosa da Serra, fizeram-se representar as escolinhas do Bombeiros Voluntários de Coja, Condeixa, Figueira da Foz, Góis, Lagares da Beira, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Vila Nova de Poiares, Serpins, Soure, e ainda a academia dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes. 

Flávio Neves Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário