sexta-feira, 21 de junho de 2019

COIMBRA | Sons da Cidade celebra liberdade

Alfredo Dias (presidente da RUAS) e Carina Gomes (vice-presidente da Ruas)
A VI edição do evento cultural Sons da Cidade, em Coimbra, decorre de 21 a 23 de junho, entre a Alta e Baixa, sob o signo da liberdade.
“Comemoramos esta edição em nome da liberdade, quando se assinalam os 45 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 e os 50 anos da crise académica de 1969, que é um tema presente na nossa cidade”, salientou o vice-reitor da Universidade de Coimbra Alfredo Dias.
Na apresentação do evento, que decorreu no Parque Manuel Braga, Alfredo Dias, que preside à Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), disse que o programa da iniciativa inclui música, tertúlias, palestras, caminhadas, visitas guiadas e espetáculos de comédia e performances em diversos pontos da cidade.
O “Sons da Cidade” celebra a inscrição da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na lista do Património Mundial da UNESCO, procurando a “(re)descoberta e novas leituras da cidade através do cruzamento de vários patrimónios: do edificado à língua e à música, da imagem à palavra e da palavra ao corpo e ao seu movimento no espaço-tempo”.
O evento é organização pela Associação RUAS, com programação e produção a cargo do Jazz ao Centro Clube (JACC), da UC e da CMC.
“Sons da Cidade” teve início neste dia 21, às 16:00, na Casa das Caldeiras, com a tertúlia “Liberdade, Liberdade: Teatro, Palavra e Ser”, seguindo-se às 18:30 concerto de “Entre Paredes – A música de Carlos Paredes”, de Bernardo Moreira, no Teatro Académico Gil Vicente.
No mesmo dia, às 21:30, na antiga igreja do Convento São Francisco, Pedro Jóia dá um concerto de “Homenagem a José Afonso (Zeca)”, cantor de intervenção que estudou em Coimbra.
No dia 22, às 10:00, o programa prevê uma visita guiada aos edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, sob o tema “Arquitetura do século XX – Património Mundial”.
Para a tarde, a partir das 15:00, está agendada uma vista guiada às ruas da Alta da cidade, com partida junto à Sé Nova. Duas horas depois, no Jardim Botânico, realiza-se a iniciativa “declAMAR Poesia”.
Ainda no mesmo dia, na República dos INKAS, às 18:00, tem início um concerto com um quarteto, “cuja música se desenvolve sob o signo da liberdade, seguindo uma longa tradição do jazz”.
Às 19:00, no Palácio da Justiça, na Rua da Sofia, é exibida a comédia “Bingo”, com João Moreira e Pedro Santos (criadores da personagem Bruno Aleixo).
O programa do dia 22 fecha com um espetáculo de performance, no Centro de Artes Visuais, às 21:30, intitulado “Ecos da Liberdade”, constituído por oficinas de escrita, produção musical e expressão dramática, e com um concerto no Terreiro da Erva, de Bernardo Fachada, a partir das 22:30.
O “Sons de Coimbra” termina no dia 23 com uma visita guiada pel'”A Coimbra de Zeca Afonso”, às 10:00, a iniciativa “RUCrirar Caminhos: Pelo Património de Coimbra”, às 14:30, e outra vista guiada, desta vez para “Viver o Património da Baixa”, às 15:00.
O evento cultural encerra com um concerto de “Pedro Iaco & Manuel Linhares”, no Largo do Poço, às 16:30.
 NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário