A equipa de râguebi da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) esteve ontem (18 junho) presente no último treino da época das camadas jovens da Associação Académica de Coimbra, para mais uma ação de divulgação da vertente de ‘mixed ability rugby’, de que é a única praticante no país.
Os atletas da APCC – todos utentes da instituição – partilharam o campo com os jovens jogadores da Académica, em particular os sub-12, mostrando as especificidades da sua forma de jogar a modalidade, trocando dicas com os mais pequenos e proporcionando momentos de pura confraternização sem limites.
A iniciativa, que decorreu no Campo de Santa Cruz, marca um momento especial do ‘calendário’ da equipa da APCC que, depois de ter sido apresentada em abril, iniciou um programa de sessões de apresentação em instituições similares, com o objetivo de levar ao aparecimento de mais praticantes. Para isso, as entidades que estejam interessadas em desenvolver os seus próprios projetos devem contactar a Associação através do mail geral@apc-coimbra.pt.
Atualmente constituída exclusivamente por pessoas com deficiência, a equipa da APCC abrirá no futuro as portas à participação de outras pessoas, com ou sem experiência no râguebi ou em outros desportos. O objetivo deste projeto, coordenado por João Costa (fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro) é criar um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário